O que acontece ao corpo humano em contato com a água do mar?

Benéfica, relaxante, alívio da ansiedade, ajuda a tratar diversas doenças. A água do mar tem sido estudada desde a antiguidade como um poderoso remédio natural.

Estudos recentes comprovaram a eficácia desta água salgada no combate a uma série de doenças.

Na China, a água do mar é usada há cerca de 4 mil anos. O pioneiro foi o imperador Fu-Shi, conhecido como o pai da medicina marinha. Ele recomendava tomar água do mar, comer algas e sais para poder recuperar e conservar a saúde.

Foto: Reprodução

Mais próximo ao nosso tempo, o pesquisador francês René Quinton descobriu que os componentes da água marinha eram os mesmos que estão nas células do corpo, sendo muito similar ao plasma do sangue.

Quinton continuou sua pesquisa entre os anos de 1910 e 1950 junto ao Doutor Jarricot, com quem fundou os chamados “Dispensários marinhos”. Ali usava-se a água marinha para curar diversas doenças como cólera, tireoides, desnutrição e os problemas de pele.

Puderam assim salvar milhares de vidas, principalmente de crianças. Logo, envasavam a água do mar e a chamaram de “plasma marinho”. Estes dispensários foram também criados em outros países do mundo como, Colômbia, Argentina, Espanha, México, Uruguai e Sul da África.

Foto: Reprodução

Novos estudos revelaram que a água do mar limpa o intestino grosso, dá energias, melhora as defesas e desintoxica o organismo. Se as crianças desnutridas beberem três copos de água marinha por dia, o problema desaparecerá e a saúde melhorará.

Por outro lado, existem informações que a  ingestão da água do mar pode desencadear sérios riscos à saúde humana. Quer sabe mais, veja aqui: Mas, afinal, qual é o problema de ingerir água do mar?

Portanto, beber um golinho de água enquanto nada no mar, não vai te causar mal, mas vários goles podem colocar sua vida em risco. Então, ficou com sede? Nada de beber água do mar.

Propriedades 

Foto: Reprodução

A água do mar tem uma composição diferente da que se encontra em lagos, lagunas ou rios (de água doce). Ela possui zinco, iodo, potássio e oligoelementos que a transformam em uma grande “amiga” para a nossa pele e nosso corpo em geral. Dentre as principais propriedades da água marinha podemos encontrar seu efeito antibiótico, ideal para avançar em processos de cicatrização de feridas.

Por outro lado, boiar no mar ou nadar entre as ondas serve para relaxar os músculos devido ao iodo, que por sua vez favorece na recuperação de certas lesões. É ideal para os que estão fazendo reabilitação ou pós-operatórios.

Foto: Reprodução

Quando entramos no mar sentimos um relaxamento imediato do nosso corpo, além do alívio da ansiedade essa água é poderosa para tratar diversas doenças, todos os dias novas descobertas são feitas quanto às propriedades medicinais da água do mar. Veja o que já está comprovado:

Limpa o intestino grosso: Estudos comprovam que a ingestão da água do mar promove uma limpeza do intestino grosso, desintoxica o organismo e renova as energias do corpo, especialmente em crianças.

É um antibiótico natural: Por ser rica em zinco, iodo, potássio e oligoelementos, a água do mar é uma excelente aliada para cura de doenças de pele e para a cicatrização em geral pelo seu efeito antibiótico.

Foto: Reprodução

Alivia problemas respiratórios: Quem possui asma e outros problemas respiratórios é indicado ir à praia para respirar a brisa e tomar banhos no mar. A água salgada do mar favorece a eliminação de toxinas e elementos que atacam os pulmões de quem sofre de doenças respiratórias. É uma boa prática também para quem sofre de tosse intensa e muito catarro acumulado.

Diminui as dores de artrite e artrose: Quem tem problemas reumáticos precisa de estar em contacto com a água do mar, pois ela alivia de forma significativa as dores causadas por essas doenças.

Acalma e elimina a ansiedade: Por conter magnésio, a água do mar é um importante calmante e alivia consideravelmente a ansiedade. Quem vive tenso com o stress do dia a dia, deve ir à praia não só pelo ambiente relaxante, mas também pelas propriedades medicinais calmantes da água do mar.

Foto: Reprodução

Trata problemas no fígado e nos rins: A água do mar é ideal para tratar doenças no fígado e rins pois acelera o processo de regeneração das células danificadas por doenças como a cirrose, por exemplo. A água do mar ajuda a eliminar o excesso de água acumulado no abdômen, que ocorre como consequência da doença.

Trata doenças de pele: Quem tem doenças de pele como a psoríase e também caspa, indica-se esfregar água do mar no local com intenção de descamar a pele e tratar a doença. A água do mar elimina a comichão e a pele morta acumulada.

Reduz a insônia: Quem sofre de insônia pode recuperar o sono perdido e ganhar uma noite bem dormida ao passar o dia todo na praia, em frente ao mar, respirando a brisa, ouvindo o barulho das ondas, em contacto com a água.

Foto: Reprodução

Quem mora perto do mar deve fazer uma terapia neste lugar pelo menos uma vez por semana. No verão, seria ideal dar um mergulho depois de sair do trabalho ou somente respirar a brisa fresca quando fizer frio. Ambas as atividades são muito benéficas para a saúde. Se estiver longe da praia, não espere às férias para ir, aproveite algum fim de semana ou feriado.


* O presente artigo possui caráter meramente informativo, sem a intenção de oferecer recomendações médicas. Não nos responsabilizamos por possíveis consequências provindas das dicas aqui relatadas. Somente médicos podem realizar diagnósticos e recomendar tratamentos. Procure sempre um profissional qualificado.


Com informações: Curas Naturais / Melhor com Saúde / SapoLifestyle / Mundo Educação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.