Obras de Van Gogh ganham exposição imersiva
Girassóis, ou sob a luz da noite estrelada. Cores e formas reforçam a força das pinturas do artista. Imagine a possibilidade de adentrar e caminhar por entre as pinceladas do mestre pós-impressionista: Vincent Van Gogh.
Tudo isto pode ser sentido. A fantasia pode se tornar possível em formato digital, e será projetado nas gigantescas paredes de pedra dos Carrières.
Paris irá receber a grande exposição imersiva de Van Gogh, na qual o visitante é “abraçado” pela obra do pintor por todos os lados. É como se estivesse realmente entre girassóis, ou sob a luz da noite estrelada.
A exposição em homenagem a Van Gogh acontecerá no Atelier des Lumières, o primeiro centro de arte digital da cidade. Inaugurado em abril do ano passado, o local se junta aos outros mais de 130 museus que Paris possui de forma inédita: dividido em dois espaços, com a projeção de obras cobrindo todas as paredes, pisos e tetos.
Imersão nas melhores obras do mestre pós-impressionista
A exposição terá início a partir do dia 1º de março. Os Carrières de Lumières exibirão a obra do genial pintor Vincent Van Gogh (1853–1890), que só alcançou a fama após a sua morte. Abrangendo os 7.000 m² dos Carrières, uma produção visual e musical refaz a vida intensa do artista atormentado, que, durante os últimos dez anos de sua vida, pintou mais de 2.000 fotos, que agora são realizadas em coleções ao redor do mundo.
A imensa obra de Van Gogh – que evoluiu radicalmente ao longo dos anos, desde a Mangeurs de pommes de terre (1875) até a Nuit étoilée (Starry Night, 1889), Les Tournesols (Girassóis, 1888) e La Chambre à coucher. (The Bedroom, 1889) – será projetado nas gigantescas paredes de pedra dos Carrières.
Estilo único
As nuvens, os sóis e os retratos, representados no estilo único do artista, ganham vida em paredes com mais de quinze metros de altura, evocando o mundo interior sem limites, caótico e poético do artista. Através de um itinerário temático relativo às várias fases de sua vida: o tempo que passou em Arles, Paris e Saint-Rémy-de-Provence. Os visitantes estarão imersos em suas primeiras obras e nas de seus últimos anos, a partir de suas paisagens ensolaradas e cenas noturnas, seus retratos e naturezas-mortas.
As pinceladas expressivas e poderosas do pintor holandês produziram trabalhos com cores fortes e um estilo incomparável que destacam um diálogo permanente entre a luz e a sombra. A experiência visual e musical produzida pela Culturespaces e criada por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi, destaca essa riqueza cromática, assim como o poder dos desenhos e do impasto do artista.
A imensa obra de Van Gogh: estilo incomparável
Fotos: Divulgação
Com informações: Carrieres de Lumieres / Hypeness