A organização não-governamental é formada por empresários de São Paulo e mais de cinco mil voluntários anônimos.
A esperança que veio de longe. A ação de emergência, a ONG “Amigos do Bem” trouxeram a ajuda que os sertanejos tanto precisam, em tempos tão difíceis. A Organização Não-Governamental é formada por empresários de São Paulo e mais de cinco mil voluntários anônimos.
Os “Amigos do Bem” distribuem água suficiente para encher três mil caminhões-pipa. Eles entregaram também cestas básicas para 25 mil famílias de 158 povoados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. Em uma fila organizada, respeitando a distância mínima de um metro entres as pessoas, cada morador recebe 18 kg de alimentos.
Ajuda que também chega aos sítios mais isolados. Não é só comida que eles levam. De casa em casa, os sertanejos, treinados pelos médicos voluntários para identificar os sintomas da Covid-19, distribuem um kit com álcool em gel, máscaras, sabonetes e uma cartilha com dicas de prevenção.
“Tem pessoas que não sabem o que é higiene. A gente às vezes chega nas casas e eles não têm orientação de nada”, fala a voluntária Ana Lúcia.
Mesmo quem precisa de ajuda faz questão de retribuir. Em uma oficina de costura, as sertanejas, que trabalham na confecção de sacolas ecológicas para gerar renda, passaram a produzir máscaras de tecido.
Logo vai passar
“As pessoas estão com medo. Mas logo logo vai passar e a gente está aqui pra ajudar com as máscaras pra que todo mundo se previna”, diz a costureira Maria das Graças Ferreira.
Já são 26 anos de dedicação aos sertanejos. Os ‘Amigos do Bem’ construíram agrovilas e escolas para cerca de dez mil crianças. Com o isolamento social, as salas de aula estão fechadas e os estudantes deixaram de receber três refeições por dia. Os voluntários sabem que, mais do que nunca, o socorro não pode parar.
_______
“Tudo isso que está acontecendo é um despertar para a humanidade.”
_________
A sensação de fazer a diferença para a gente tão vulnerável é o que move estes brasileiros. “Tudo isso que está acontecendo é um despertar para a humanidade. Fica muito claro que nós não podemos viver sem uns ajudar os outros”, declara Alcione de Albanesi, presidente da ONG Amigos do Bem.
Veja a relação de todas as empresas que fazem parte da ONG Amigos do Bem e saiba como ajudar. Clique AQUI.
Com informações: G1
Edição: Josy Gomes Murta