Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com violoncelista americana como solista
Nesta quinta-feira (11), véspera de feriado, a violoncelista americana Leah Dutton será a solista do concerto que a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da OSPB.
Músicas de Debussy, David Popper e Beethoven estão no programa deste concerto, que tem início às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.
Leah Dutton, que atualmente ocupa o cargo de chefe de naipe dos violoncelos da OSPB e é professora de violoncelo da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), será a solista da “Rapsódia Húngara para Violoncelo, Op. 68”, composição do checo David Popper (1843-1913), com orquestração de Max Schlegel.
Antes, iniciando o concerto, a orquestra vai executar a “Marcha Escocesa sobre um Tema Popular”, do músico e compositor erudito francês Claude Debussy (1862-1918). Para encerrar a noite de música, o público vai conferir a execução da “Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op. 67 (allegrocon brio, andante con moto, scherzo – allegro, allegro)”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), considerado um dos pilares da música ocidental, sendo um dos mais respeitados e influentes de todos os tempos.
A solista
Natural de Pittsburgh, nos Estados Unidos, Leah Dutton iniciou seus estudos de violoncelo em 2008 com a professora Elisa Kohanski.
Formou-se em Music Performance pela Duquesne University em maio de 2014, na classe do professor Adam Liu, com honras acadêmicas Summa Cum Laude. Além disso, estudou piano com Anoush Tchakarian.
Durante seu bacharelado, foi membro da Duquesne Symphony Orchestra, além do coro Pappert Chorale e do Voicesof Spirit. Ainda durante o curso, atuou como violoncelista de diversos grupos de câmara sobre a orientação do professor e violinista Charles Stegeman (Spalla da Pittsburgh Opera/Ballet).
Após sua graduação pela Duquesne em 2014, mudou-se para o Brasil, aprendeu Português, e entrou no programa de Mestrado em Práticas Interpretativas em agosto de 2015 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estudou sob orientação do professor Felipe Avellar de Aquino e em agosto de 2017, defendeu sua dissertação: “Os Sete Ricercari de Domenico Gabrielli e suas aplicações no ensino do violoncelo”.
Em março de 2016, passou a integrar a OSPB na função de chefe de naipe. Durante seus anos no Brasil, Leah participou de diversos festivais de música, tais como o Festival de Inverno Campos do Jordão e o Femusc, além de ter tocado com as orquestras OSUFPB e Ouro Preto.
Atualmente, Leah ocupa o cargo de chefe de naipe dos violoncelos da OSPB e é professora de violoncelo da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro.
O regente
Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 21 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil.
Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).
Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.
Por três anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho; no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar, e neste ano, o também paraibano Chico César foi o destaque da apresentação em homenagem aos 433 anos da capital paraibana.
Próximos concertos
Os três próximos concertos confirmados das orquestras paraibanas acontecem na quinta-feira, dia 18 de outubro, com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que volta ao palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, no dia 14 de novembro. Já a orquestra profissional, OSPB, fará concerto no mesmo local no dia 8 de novembro.
Serviço
9º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da Paraíba
Regente: Luiz Carlos Durier
Solista: LeahDutton (violoncelo)
Dia: 11/10/2018 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – no Espaço Cultural – João Pessoa
Ingresso: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
Com informações: Secom-PB