Painéis movidos a energia solar transformam vapor em água potável

Projeto está sendo testado com a comunidade indígena Navajo, nos Estados Unidos

Um projeto social em fase inicial está ajudando a levar água para 15 famílias do povo indígena Navajo, nos Estados Unidos, que não tiveram acesso a ela por vários anos. Utilizando energia solar, os hidropanéis da Zero Mass Water são capazes puxar o vapor da atmosfera e trazê-lo para as torneiras como água limpa e potável. O projeto está sendo realizado em parceria pela Navajo Power, Public Benefit Corporation e Zero Mass Water.

“Um conjunto padrão de dois painéis produz de quatro a dez litros de água por dia e tem capacidade de armazenamento de 60 litros”, afirma Cody Frisen, CEO da Zero Mass Water, para o Good News Network. Ele também diz que a qualidade da água “excede os padrões de todos os países onde os sistemas foram implantados.”

Além disso, cada painel tem duração de 15 anos utilizando energia solar e uma pequena bateria para permitir a produção de água.

Como funciona

Foto: Reprodução

Os hidropanéis têm ventiladores que puxam o ar da atmosfera e o empurram através de um material higroscópico, que possui a característica de absorver água do ambiente. De lá, o vapor d’água preso é extraído e condensado — sendo transformado em um líquido que fica preso no reservatório do equipamento.

A água coletada é mineralizada para garantir que ela terá o sabor e a composição ideais. Ela pode então passar pela torneira e está pronta para ser consumida. O equipamento também se conecta a uma rede que monitora o seu desempenho e qualidade.

Segundo as empresas por trás do projeto, essa tecnologia tem potencial para crescer ainda mais. É possível que os hidropanéis sejam implantados em pequenas casas residenciais e em telhados de escolas, montando um grande sistema que garanta água para toda uma comunidade. 

“Estamos entusiasmados em ajudar a esclarecer o potencial dos hidropanéis para ajudar a resolver o desafio do acesso à água potável que nossas comunidades enfrentam há décadas”, diz Clara Pratte, presidente da Navajo Power. “Existem milhares de casas sem água e esta é uma abordagem mais econômica para levar água potável para essas famílias.”


Com informações: GNN / PEGN

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.