Painel Solar Origami: janelas fonte de eletricidade

Um painel solar inspirado no origami tem o potencial de transformar as janelas em uma fonte de eletricidade para qualquer morador de apartamento.

Para residências urbanas e edifícios, a implementação de fontes renováveis ​​de energia pode ser difícil. Pesquisadores têm tentado construir painéis solares a partir de vários materiais para que possam ser colocados na frente de janelas, mas isso geralmente leva a uma grande diminuição na iluminação natural em troca da geração limitada de energia.

Soligami

O sistema de painel solar – recebeu o nome Soligami que funciona de maneira semelhante às persianas para que a luz ainda possa passar por uma janela.

Além disso, o design dobrado do sistema tem uma área de superfície aumentada, o que resulta em maior produção de energia.

“Estamos olhando para reposicionar a cidade como um local de produção, não apenas um local de consumo”, disse Ben Berwick, arquiteto do painel de Soligami. “Isso está tornando o seu apartamento um lugar melhor para estar”, acrescentou.

Embora o custo de cada sistema de Soligami ainda esteja por ser determinado, a simplicidade de fabricar os painéis e seus materiais baratos provavelmente será bastante barata para os consumidores.

Fotos: Soligami | Prevalent

O projeto Soligami, criado pela startup de arquitetura australiana Prevalents, é um dos finalistas do prêmio Lexus Design Award de 2019. Além de receber orientação e um prêmio de US $ 25.000 para desenvolver sua produção, a equipe de design atualmente tem uma patente pendente para o sistema Soligami.

“Está claro que a fusão do design clássico e do design computacional está acontecendo agora especialmente nas mentes dos designers que buscam resolver os maiores problemas do nosso mundo”, disse o juiz John Maeda. 

“Estou otimista de que, enquanto continuarmos a cultivar e abraçar essa nova geração de designers, veremos um amanhã melhor”, concluiu. 


Com informações: GNN / Fast Company / Solar Edition

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.