Palácio da Cultura: identidade e valorização das expressões artísticas do Piauí
O prédio de arquitetura eclética e em estilo neoclássico já viveu a arte, a educação e a política. O Palácio da Cultura em Teresina, no Piauí, após reforma e modernização voltou a ser um espaço dedicado ao público e aos artistas locais.
O primeiro teatro da cidade, erguido no século dezenove, abrigou o Liceu Piauiense e a Assembleia Legislativa do Piauí. Hoje, o lugar é sede da Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Com a reforma, novos ambientes foram criados como um teatro com capacidade para 100 pessoas, no antigo auditório “Sulica”.
As obras de arte também ocupam espaço no Palácio da Cultura, como as do artista plástico piauiense Afrânio Castelo Branco. O cartunista e caricaturista Dino Alves também deixou os traços do seu trabalho com desenhos dos gestores que já passaram pelo órgão, em exposição na galeria. Das mãos do Mestre Dico surgiu um grande painel de madeira que decora o gabinete do prédio. Em uma das salas, o artesanato piauiense é representado em diversas peças, principalmente pelos trabalhos do Polo Cerâmico do Poti Velho, de Teresina.
Aberto para visitação, o Palácio da Cultura deve receber espetáculos de teatro, dança e música, além de eventos. A restauração do prédio, localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, considerado o berço do desenvolvimento urbano de Teresina, resgata a identidade e memória da região.
Uma programação especial foi elaborada para comemorar a entrega do prédio que custou cerca de R$ 1,2 milhão. Nesta quinta-feira (21), na solenidade oficial haverá apresentação da Quadrilha Luar do São João, com o espetáculo “Conto de Reis”, e ainda do Coral da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos e do Quinteto de Cordas. O auditório/teatro recebe a peça “Dádiva” e solo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento. No mesmo espaço terá também o show do Chorinho Manga de Fiapo e a abertura da exposição “Pintando Teresina”.
No final da tarde da sexta-feira (22), a partir das 17h, é a vez da dança, com uma apresentação solo da coreógrafa Beth Battali. O riso também tem lugar como o show de humor “4 em 1”, com Bruno Lima e dos espetáculos “Gota D’água” e “Boneca Dourada”.
A programação será encerrada no sábado (23) com as apresentações do Coletivo de Dança e Teatro Conexão Street e um espetáculo de Palhaçaria, com Jimmy Charles.
Arte no Palácio da Cultura
Com informações: Secult-PI