Palestra com o monge budista Genshô Sensei
Nesta quinta-feira (03) às 19h30, em João Pessoa (PB), o Grupo de Estudos Zen da Capital promove a palestra budista “O Zen e o caminho para a eliminação do sofrimento”, com o monge Genshô Sensei. O evento acontece na Fundação Casa de José Américo.
Monge Genshô é paraibano da cidade de Sapé, filho de um pernambucano e de uma alagoana, possuindo uma longa ancestralidade ligada ao Nordeste. Atualmente reside em Florianópolis (SC).
Iniciou no Dharma por meio de Igarashi Roshi, em 1973. Teve sua investidura leiga em 1992 com o nome de Meihō, sendo ordenado monge na forma limitada de ordenação particular em 2001. Com o retorno de Igarashi Roshi ao Japão, passou para a orientação de Moriyama Roshi, de quem foi professor assistente, até que este também voltou para o Japão, em 2005.
Monge Genshô foi então ordenado oficialmente monge da Soto Zen Shu pelo Superior Geral (Sookan) da América do Sul, Dosho Saikawa Roshi, seu orientador e Mestre. Em 2008 graduou-se Zagen na Cerimônia de Combate do Dharma (Hossenshiki) recebendo a Transmissão de Saikawa Roshi em 2011, tornando-se um de seus sucessores. Esteve interno como monge em treinamento no Mosteiro de YokoJi (EUA) e de SojiJi Soin (Japão). Graduou-se Professor do Dharma (Sensei 先生), no Japão, em EiheiJi e Sojiji no ano de 2015. Foi nomeado missionário oficial da SotoShu na América Latina em dezembro de 2016.
Dirige a Comunidade Zen Budista de Florianópolis a qual tem grupos de prática sob sua responsabilidade em 20 diferentes cidades brasileiras. Na vida leiga atua como consultor de empresas de grande porte, dirigindo uma empresa de consultoria em gestão.
———
“Eu era um homem impaciente, irado, com uma atitude negativa em relação ao futuro. A prática me deu consciência na fala, ação e pensamento. Passei a entender que tudo tem consequências, fiquei calmo, em paz. O zen é uma forma de viver.”
———
Obra
É autor do livro “O pico da montanha é onde estão os meus pés”.
Serviço:
Palestra budista “O Zen e o caminho para a eliminação do sofrimento”, com o monge Genshô Sensei
Data: 03 de maio de 2018
horário: 19h30
Local: Fundação Casa de José Américo
Endereço: Av. Cabo Branco, 3336 – Cabo Branco, João Pessoa – PB
* Palestra aberta ao público
Com infomações: Secom-PB / Zenplanalto /Ndonline