Panetone recheado e decorado: iguaria com gosto de natal
Recheados com mousse ou caramelos, cobertos por chocolate, decorados com bombons e pasta americana. Outros trufados por dentro, e ainda os mais incrementados com camadas de chocolate. Os panetones são opções irresistíveis nos festejos de Natal e fim de ano.
O cake designer José Douglas Santos, decidiu investir em novas receitas e decorações ousadas, tudo isso para deixar a ceia natalina cheia de sabor e beleza.
“O panetone é uma ótima opção para presentear no fim de ano. Mas tem muita gente que quer inovar e levar para a ceia natalina com a família um panetone recheado, lindo e decorado”, diz José Douglas.
Ele acrescenta que a novidade, não só atrai os amantes de chocolate, mas aumenta o número de vendas. “Nesse período doce as vendas chegam a aumentar 50%. Todo mundo já espera a novidades, e você tem que sempre ver coisas novas”.
Como fazer em casa
José Douglas Santos ensina uma das receitas para você fazer em casa e surpreender na ceia com a família. Para facilitar a vida na cozinha, o cake designer diz que você pode usar um panetone já pronto e apenas rechear e decorar.
“O que fazemos em casa fica mais gostoso e mais macio, mas para fazer o panetone é preciso técnica e uma máquina boa para mexer. Com o panetone pronto, você poupa tempo e consegue fazer sua receita mais rápido”, explica.
Recheio
Para o recheio, pode ser mousse de chocolate ou caramelo. “O recheio vai do gosto do cliente. Você faz um furo bem generoso no panetone e depois passa por dentro ganache ou chocolate mais consistente. Depois você recheia.
Um toque a mais
Eu usei caramelo, uma quantidade generosa pra quando você cortar ter o efeito vulcão”.
Caso escolha o mousse de chocolate, em seguida cobrir com chocolate granulado. Depois é só fechar o panetone e decorar ao seu gosto.
Panetone dourado
José Douglas fala da novidade para este ano. “A tendência esse ano é o dourado, então eu peguei corante em pó dourado, para deixar o panetone com uma cara mais sofisticada. Depois disso, é só usar a criatividade e decorar em cima”.
Uma outra opção é rechear o panetone e decorar com pasta americana. “Fica parecendo um bolo. Você pode usar desenhos como papai noel, árvore da natal, boneco de neve. Tudo que tem a cara do natal pra deixar sua ceia ainda mais especial”, conclui.
José Douglas Santos começou as suas experiências na cozinha quando tinha 12 anos. As mãos habilidosas cuidam de cada detalhe com capricho. O cake designer de 18 anos acumula 300 bolos no currículo. E pretende se profissionalizar cada vez mais.
Ele mora com a mãe e a tia no Jacintinho, bairro da periferia de Maceió (AL), mas tem planos de ser reconhecido nacionalmente por seus bolos artísticos. conta que a inspiração para fazer os bolos veio da avó, Francisca, que faleceu quando ele tinha oito anos.
“Eu via a minha avó fazendo doces, bolos. A minha avó trabalhava muito com isso, aí foi despertando o desejo de vir para a cozinha”. Mas somente anos depois do falecimento da avó, ele se arriscou a pôr a mão na massa.
José Douglas Santos faz um curso técnico de gastronomia, mas pretende fazer outro curso mais específico. “Tem curso bacharelado em gastronomia, mas eu não quero fazer algo abrangente. Quero específico de bolos artísticos”, destaca.
Ele pretende fazer carreira no estado e nacionalmente para depois estudar fora do país. “Tenho os pés no chão e sei que preciso ter meu nome consolidado aqui. No futuro, quero fazer curso na rede Cordon Bleu, no Canadá ou na França. O curso tem duração de 4 anos, e depois disso, quero trazer minha bagagem para agregar a tudo que construí aqui no país”, conclui.
Com informações: G1