Paraíba é contemplada em edital “Educação Conectada”
A Paraíba ficou entre os Estados contemplados na Chamada Pública: Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação, promovida pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pelo Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa teve como objetivo apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública, fomentando o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.
“A Paraíba estava como suplente e entre todos os Estados que aguardavam na reserva apenas nós fomos selecionados para pactuar o projeto. Agora vamos iniciar o planejamento e a execução, que esperamos que se inicie ainda este ano”, explicou o coordenador do Pronatec na Paraíba, Hebberty Dantas.
Conectividade e uso de tecnologia
Com a execução do projeto, a Paraíba irá garantir conectividade e uso de tecnologia em sala de aula para 100% das Escolas Estaduais das cidades de Campina Grande e Sousa e 50% das escolas municipais dessas cidades. O investimento é de R$ 4 milhões.
De acordo com Hebberty Dantas, o projeto envolve quatro dimensões: visão, formação, recursos e infraestrutura.
• 1ª dimensão serão tratados com toda a rede estadual, junto aos gestores das escolas e aos gerentes das regionais, para apresentação da perspectiva do uso das tecnologias em sala de aula.
• 2ª dimensão, os professores das escolas serão contemplados com uma formação para o uso das tecnologias.
• 3ª dimensão serão selecionados os recursos, ou seja, os tipos de softwares que serão utilizados em sala de aula.
• 4ª dimensão serão selecionados os equipamentos a serem utilizados nas escolas.
Palavras chave
“Sabemos que apenas ter computadores nas escolas não soluciona a questão do uso de tecnologias em sala de aula, precisamos de muito mais do que isso, precisamos de mobilidade, do uso positivo do equipamento e principalmente da colaboração. Essas são as palavras chave do nosso projeto”, finalizou Hebberty Dantas.
Com informações: Secom-PB