Paraíba referência nacional: comunidades são contempladas com o Programa Água Doce

Melhoria da qualidade de vida das famílias da região do Semiárido. Noventa e três comunidades rurais da Paraíba serão beneficiadas, até o mês de dezembro, com o Programa Água Doce, que vai contemplar cerca de 50 mil pessoas de mais de 40 municípios do Semiárido paraibano.

A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões.

Considerada referência nacional, por construir as obras agrupadas com baixo custo médio por Sistema, entre os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Atualmente, a Paraíba é o estado com maior número médio de beneficiários por sistema de dessalinização em funcionamento.

 

Foto: Reprodução

No último dia 11 de maio, foi inaugurado mais um sistema, instalado na comunidade de Batente de Pedras, no município do Ingá, que contou com as presenças do secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Deusdete Queiroga, de técnicos da Secretaria, de autoridades do Ministério do Meio Ambiente, da gestão municipal e dos moradores.

O Programa Água Doce vem melhorando a qualidade de vida de famílias da região do Semiárido, tanto no que diz respeito à saúde, com água potável para consumo humano, quanto na possibilidade de geração de renda, nos Sistemas de Dessalinização com Unidades Produtivas.

O coordenador estadual do Programa, Robi dos Santos, detalhou: “Os sistemas operam em comunidades que antes eram abastecidas com carro-pipa, água de poços com alta salinidade e também de açude, sem qualidade para o consumo”.

Água Doce 

Foto: Reprodução

Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, que atende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro e faz parte do Programa Água para Todos do Plano Brasil Sem Miséria.

De acordo com as informações, o programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.  

Na Paraíba, o Programa começou a ser implantado no ano de 2012, com priorização e diagnóstico dos municípios e comunidades, testes de vazão dos poços, análises da água. Com atuação nas regiões do Cariri, Seridó, Curimataú e Agreste, e distribuição em 39 municípios, o Programa tem 46 sistemas construídos e recuperados, 19 em fase de conclusão e 14 iniciadas e estão sendo emitidas ordens de serviços para 14 sistemas, totalizando 93.

Foto: Reprodução

Com informações: Secom-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.