Paralimpíadas Universitárias 2019

A terceira edição das Paralimpíadas Universitárias acontece nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O evento conta com 382 atletas de 21 estados mais o Distrito Federal. A cerimônia de abertura foi realizada nesta quarta-feira (24), às 18h30, na quadra de futebol de 5 do CT Paralímpico.

O objetivo é estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, para promover a ampla mobilização em torno do esporte.

Na competição, serão disputadas oito modalidades: atletismo, bocha, basquete 3×3, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O basquete 3×3 é uma novidade da edição de 2019.

Para a nadadora Maria Dayanne (classe S6), que foi convocada para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, a competição dá continuidade às Paralimpíadas Escolares: “As Paralimpíadas Universitárias continuam o trabalho das Escolares e, com isso, auxiliam o atleta a não deixar a prática esportiva, mesmo estudando. É um diferencial, principalmente para os atletas que estão no último ano de faculdade ou para quem não conseguiu índice para a fase Nacional do Circuito Loterias Caixa ou só competiu nas etapas regionais. Agrega e soma ao ranking nacional, o que é muito importante”. A atleta competiu nas Paralimpíadas Escolares nos anos de 2006 e 2007.

Foto: Reprodução

Nas Escolares podem participar atletas de 12 a 17 anos. No evento universitário a disputa é por instituição de ensino e não por estado, como ocorre nas Escolares. Em 2018, o Centro Universitário Celso Lisboa-RJ foi o campeão e 292 atletas participaram da competição.

Além da Maria Dayanne, outros treze atletas que estarão nas Paralimpíadas Universitárias também foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, como as gêmeas paranaenses Beatriz e Débora Borges (classe S14), da natação; a potiguar Thalita Simplício (T11), do atletismo; o paranaense Leonardo Zuffo (SL3), do parabadminton; Millena dos Santos (7), do tênis de mesa.

Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB, vê o aumento de atletas nas Paralimpíadas deste ano como positivo: “A cada ano, as inscrições têm aumentado. No ano retrasado para o ano passado, nós tivemos um aumento muito bom, de quase 70%. O aumento de participação é positivo. Hoje, a faixa etária que a gente abraça é de 23 a 38 anos, uma faixa etária bem abrangente. A maioria desses atletas certamente já não estão disputando o Circuito Caixa e aí disputam as Universitárias. Isso é uma forma de motivarmos esse público de atletas.” 

Foto: Reprodução

Confira AQUI a lista completa dos brasileiros convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. 

Paralimpíadas

As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Imprensa

Os profissionais interessados em cobrir as Paralimpíadas Universitárias não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.

Serviço

Paralimpíadas Universitárias

Data: 25 a 26 de julho

Cidade: São Paulo (SP)

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo


Com informações: Ascom – Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.