Pesquisadora da UFPB desenvolve receita de pães com farinha de inhame como alternativa ao trigo
O trabalho de uma pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba desenvolveu uma receita de pães com farinha de inhame como alternativa ao trigo. A engenheira de alimentos, Anna Karoline de Sousa, constatou, em sua pesquisa de mestrado em Ciências da Tecnologia de Alimentos, que a substituição de até 50% da farinha de trigo por uma de inhame não altera as características de um pão feito com o ingrediente, nem em textura ou em cor.
A pesquisa, intitulada “Elaboração e caracterização de pão à base de farinha de inhame (Dioscorea cayennensis L.) obtido por fermentação natural”, atuou na fabricação de pães, substituindo metade da farinha de trigo utilizada na confecção por farinha de inhame e utilizando dois tipos de fermentos, comercial e natural.
Segundo o estudo, não houve diferença perceptível entre o pão com farinha mista e com apenas farinha de trigo. Com o produto produzido com 100% de farinha de inhame, a aceitação do público não foi tão boa. O pão sofre uma alteração visual, de textura e de cor, o que afetou a recepção, mas o sabor não teve grandes mudanças.
Entretanto, a farinha de inhame é uma ótima alternativa, segundo a pesquisa, principalmente a pessoas intolerantes a glúten, já que o produto não apresenta esta proteína. Além disso, a incorporação do produto, mesmo que apenas em 50%, já oferece os benefícios do tubérculo, como vitaminas e antioxidantes.
A engenheira deu entrada no processo para patentear o produto, que já possui uma viabilidade comercial.
Com informações: G1 PB
Edição: Josy Gomes Murta