Pesquisadores desenvolveram processo para transformar vidro não reciclável em creme dental
Os cientistas inventaram um processo que transforma vidro não reciclável em tudo, desde pneus a creme dental.
Atualmente, apenas uma pequena quantidade de vidro é realmente reciclável. Por causa do esforço necessário para classificar e separar os fragmentos menores, eles tendem a ser descartados ou enviados para o aterro sanitário – mas pesquisadores da Universidade de Queensland criaram uma maneira de transformar montanhas de vidro não reciclável em itens úteis.
O candidato a PhD da Universidade, Rhys Pirie, disse que uma substância química encontrada no limpador de esgoto pode quebrar o vidro em sílica, que pode ser extraída para usos comerciais de substâncias como adesivos, detergentes, ingredientes em compostos de limpeza, cimentos, aglutinantes e revestimentos.
O Tom’s of Maine, famoso por seus cremes dentais naturais, por exemplo, usa sílica hidratada – que é um elemento que ocorre naturalmente na natureza – ou como um espessante para sua pasta de dente, um abrasivo leve para limpeza ou como agente clareador.
“Estamos levando o lixo que está indo para o aterro porque é pequeno demais para ser classificado na cor certa”, disse Pirie.
“O vidro é cerca de 70 a 75% de sílica. Você precisa de cerca de 2,9 libras (1,3 kg) de vidro para fazer 1kg de sílica. A maior parte disso vai para produtos vendáveis, então temos muito pouco desperdício no final. ”
Ao contrário dos métodos tradicionais de produção de silicato líquido, a técnica dos pesquisadores requer relativamente pouca energia, o que também torna muito mais barato.
“A indústria do vidro tem uma quantidade enorme (de silicato) que não pode reciclar porque está muito quebrada ou é muito pequena”, disse o professor Damien Batstone, outro pesquisador que ajudou a desenvolver a técnica.
“Atualmente, ele está armazenado no momento, já que não pode ser usado. Vamos passar por um processo muito mais simples para transformá-lo neste produto comercial de silicato.
“É uma maneira de usar um produto que atualmente é um desperdício, que atualmente é inutilizável – é uma maneira de transformar um desperdício de custo negativo em um recurso absoluto”.
A UniQuest, empresa de comercialização da universidade , está procurando empresas parceiras interessadas em levar a tecnologia ao mercado.
Com informações: GNN / Metro