Prefeito Luciano Cartaxo recebe prêmio de melhor gestor da Paraíba
A administração da Prefeitura Municipal de João Pessoa é reconhecida como o primeiro lugar no ranking do Índice de Governança Municipal na Paraíba.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), vai receber hoje o prêmio de “melhor gestor da Paraíba” em Campina Grande, durante o II Fórum Paraibano de Gestão Pública, em Campina Grande. O evento teve início ontem (27) no auditório da Federação das Indústrias do Estado (FIEP).
Luciano Cartaxo receberá o título pessoalmente pelos presidentes do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, e do Conselho Regional de Administração (CRA-PB), Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa.
De acordo com as informações, o modelo implantado pelo administrador municipal indicou eficiência do setor público e foi lançado nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com os conselhos regionais de Administração (CRA).
No Nordeste, João Pessoa perde para Fortaleza (CE), mas fica à frente de Teresina (PI), Aracaju (SE), Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA), Natal (RN) e Maceió (AL).
O IGM-CFA, o novo indicador, leva em consideração três dimensões importantes para a eficiência das gestões municipais: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho em áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação e recursos humanos.
João Pessoa assumiu o topo, entre as dez cidades paraibanas, com nota 0,622 (o índice vai de zero a 1), tendo em segundo lugar Cabedelo (0,594), depois Patos (0,503), Bernardino Batista (0,490), Uiraúna (0,480), Campina Grande (0,478), Sumé (0,477), Prata (0,476), Poço de José de Moura (0,473) e Conde (0,468).
“Este reconhecimento só nos anima ainda mais a seguir enfrentando a crise com planejamento, coragem e fé para cuidar das pessoas, para realizar um conjunto importante de obras por toda a cidade, com creches, escolas em novo padrão, uma rede de UPAs e PSFs, o resgate do centro histórico e dos espaços de convivência e lazer para melhorar a qualidade de vida da população”, declarou Luciano Cartaxo.
João Pessoa também é reconhecida em outras áreas. O ranking elaborado pela consultoria Macroplan, aponta a capital paraibana como a melhor cidade para se viver no Nordeste, o estudo foi divulgado pela Revista Exame.
Experiências como a do estímulo ao empreendedorismo, por meio do Banco Cidadão e do projeto Sereias da Penha, levaram o Sebrae a reconhecer Luciano Cartaxo como prefeito empreendedor.
A cidade de João Pessoa é apontada como uma das cidades mais transparentes do Brasil e da Paraíba pelo Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União.
Com informações: Secom-JP