Prêmio Cidadão Global: 17 das melhores e mais inspiradoras citações de uma noite de celebração de ativistas
A cerimônia homenageou ativistas globais extraordinários, com palavras de poder coletivo e esperança.
Ativistas notáveis, defensores e líderes estimados em desenvolvimento internacional se reuniram no Gotham Hall de Nova York para a cerimônia de premiação do Prêmio Cidadão Global 2022, no domingo, 22 de maio.
O Prêmio Cidadão Global existe para iluminar ativistas e defensores de todo o mundo que estão trabalhando para tomar ações excepcionais para acabar com a pobreza extrema em suas próprias comunidades e promover mudanças sociais em todo o mundo.
Com vencedores da África do Sul, Nigéria, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, México, Samoa e Alemanha, a cerimônia foi um encontro verdadeiramente global, reunindo ativistas inspiradores e agentes de mudança em uma celebração do ativismo, poder coletivo e esperança.
Categorias
O Prêmio Cidadão Global 2022 é reconhecido em três categorias: Defender o Planeta, Derrotar a Pobreza e Exigir Equidade, com foco nas mudanças climáticas, empoderamento de meninas adolescentes e derrubando as barreiras sistêmicas que mantêm as pessoas presas na pobreza.
Os vencedores receberão um programa de um ano de apoio da Global Citizen, juntamente com uma doação para sua organização. Parceiros orgulhosos do Global CItizen Prize incluem Cisco, Citi e P&G.
Apresentadores
Darren Criss, ator, cantor e compositor e apresentador do Global Citizen Prize
“Esta noite todos nós vamos fazer uma pequena jornada para descobrir como os homenageados deste ano responderam ao chamado para derrotar a pobreza, defender o planeta e exigir equidade. Descobriremos como suas missões orientadas a propósitos começaram localmente, mas influenciaram e afetaram pessoas em todo o mundo. Essa jornada não termina aqui; esta noite é o começo de um capítulo totalmente novo”.
_______
“Prepare-se para se inspirar para mudar o mundo!”
_______
Scott Evans, jornalista, apresentador e produtor
“Existem mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo que vivem em extrema pobreza. Isso é 1,3 bilhão. Homens, mulheres e crianças famintos, desnutridos, sem recursos e sem acesso à educação ou outras ferramentas que podem mudar a vida e até mesmo ter um impacto salvador. Mas temos o poder de reduzir esse número a zero – e uma das principais maneiras de derrotar a pobreza é capacitar e investir em mulheres e meninas. Ao fazer isso, começamos a remodelar comunidades inteiras e, eventualmente, até o mundo.”
Erna Solberg, ex-primeira-ministra da Noruega
“Ao olhar ao redor da sala, vejo pessoas de várias esferas da vida, unidas por um objetivo comum: tornar o mundo melhor. Esta noite estamos celebrando os defensores em sua luta para derrotar a pobreza”.
Bill Nye, defensor da mudança climática
“Na COP26 do ano passado em Glasgow, [vencedora do Prêmio Cidadão Samoa] Brianna Fruean falou a verdade ao poder ao se dirigir aos líderes mundiais, lembrando-os de que eles empunham as armas que podem nos salvar ou nos vender para obter lucro.”
Darren Criss
“Para criar uma mudança real, não podemos apenas falar sobre os problemas do mundo – você precisa agir.”
Van Jones, apresentador da CNN e fundador do Dream Corps
“Quando se trata da questão da equidade e da desigualdade, ninguém pode se dar ao luxo de ficar à margem. Não importa sua raça, não importa seu gênero, sua classe, de onde você é – a desigualdade é um problema que afeta a todos.”
Fran Katsoudas, vice-presidente executivo e diretor de pessoal, política e propósito da Cisco
“Para mudar o mundo, você deve primeiro acreditar que é possível e abraçar uma visão para um futuro melhor.
“[Vencedora do Prêmio Cisco Youth Leadership de 2022] Nidhi Pant é um exemplo brilhante de uma jovem líder inovadora abrindo caminho para um futuro melhor, e a Cisco tem orgulho de fazer parceria com ela para expandir sua visão e inspirar outras mulheres líderes em todo o mundo.”
Pharrell Williams, músico, filantropo e defensor do cidadão global
“Esta noite vimos o poder da transformação através da ação. Testemunhamos o poder do ativismo para mudar o mundo.”
Darren Criss
“Isto é apenas o começo. Há muito mais trabalho para todos nós fazermos. Se quisermos realmente derrotar a pobreza, defender o planeta e exigir equidade, isso exigirá ações e não palavras. Então, nessa nota, encorajo todos vocês a acessarem GlobalCitizen.org e fazerem algo para tornar nosso mundo melhor.”
Os vencedores do Global Citizen Prize
Payzee Mahmod, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão do Reino Unido
Payzee Mahmod se esforça para proteger as meninas e acabar com as condições de pobreza como parte de seu trabalho com a Organização dos Direitos das Mulheres Iranianas e Curdas (IKWRO), onde se concentra em acabar com o casamento infantil, a mutilação genital feminina, o teste de virgindade e a himenoplastia.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Payzee’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“Quando penso em mim mesma nascendo durante uma guerra entre o Iraque e o Irã e vivendo em extrema pobreza, e sendo uma criança enfrentando um casamento infantil com um homem muito mais velho que eu, nunca imaginei que estaria em um lugar como este.
“A mudança na lei [na Inglaterra e no País de Gales] para proibir o casamento infantil é uma vitória para a criança que eu era, que precisava de adultos e da lei do meu lado, e eu nunca poderia imaginar que um dia seria estar envolvido em garantir que garotas como eu não tenham mais que passar por isso.
“Mas tenho certeza de que todos concordam que não podemos parar até que todas as crianças possam atingir com segurança todo o seu potencial e tenham acesso igual à educação. Juntos, devemos erradicar o casamento infantil globalmente, derrotando os impulsionadores globais do casamento infantil: barreiras sistêmicas da pobreza, exigindo equidade, combatendo as mudanças climáticas e capacitando todas as adolescentes. E precisamos da ajuda de todos para isso. Pense em suas filhas, sobrinhas, primos, netas – eles estão contando conosco. Pois as meninas de hoje se tornarão as mulheres de amanhã.”
Anuscheh Amir-Khalili, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão Alemanha
A vida de Anuscheh Amir-Khalili foi moldada por conflitos desde que sua família fugiu da guerra Irã-Iraque quando ela tinha 8 anos. Agora na Alemanha, Amir-Khalili passa seu tempo capacitando mulheres refugiadas e ajudando-as a ganhar independência como parte do Band of Sisters, um grupo de desdobramento da organização sem fins lucrativos.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Anuscheh’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“Estou muito honrado por receber um prêmio tão importante esta noite pelo meu trabalho, que está tão intimamente ligado à minha história pessoal. É minha missão apoiar crianças refugiadas e suas mães a viver uma vida independente e autodeterminada. Na Flamingo, definimos o empoderamento como inspiração, porque cada mulher refugiada tem sua própria história, sua própria dor e tristeza, causadas pela guerra e violência. Mas ao ver outras mulheres construindo suas vidas em novos lugares e mostrando o poder que nós mulheres temos, podemos inspirar e capacitar outras a fazerem o mesmo.
_______
“Não há nada mais empoderador para mim do que saber que todos vocês estão ao meu lado.”
_______
Khanyisile Motsa, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão África do Sul
Khanyisile Motsa tem protegido meninas do tráfico sexual no bairro de Berea e Hillbrow em Johannesberg, África do Sul, desde que estabeleceu o Lar da Esperança para Meninas há 20 anos. O porto seguro não apenas protege as crianças da exploração, mas também facilita sua educação e desenvolvimento até a idade adulta.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Khanyisile’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“Este reconhecimento rejuvenesceu meu espírito, energia, para estar hoje diante de vocês. Para poder falar com ousadia e com o seu apoio ainda mais alto. Fundei o Home of Hope for Girls há mais de 20 anos, depois de ver meninas em perigo nas ruas de Joanesburgo, África do Sul. Essas jovens estavam sendo traficadas de todo o país para serem exploradas sexualmente.
“Foi naquele momento que eu soube que essa era minha vocação – isso me levou a ser mãe de mais de 11.000 crianças. Eu faço o trabalho que faço não para ser elogiado, mas para fazer uma mudança. A intenção é tornar este mundo um lugar melhor não apenas para nós, mas para as gerações futuras. Apelo a todos para que se unam e se unam para combater a pandemia de pobreza, tráfico de crianças e abuso de gênero. A Global Citizen conectou a todos nós e cabe a nós mudar o mundo. Podemos e vamos fazê-lo”.
Mitzy Cortés, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão México
Como parte do coletivo Red Futuros Indígenas, Mitzy Violeta Cortés Guzmán trabalha pela justiça climática e pela defesa ambiental de seu território em San Sebastián Tecomaxtlahuaca, Oaxaca. Ela participou da COP26 em 2021, onde defendeu a ação climática interseccional com uma delegação chamada Últimos Defensores da Terra.
Saiba mais sobre o trabalho de Mitzy aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“O reconhecimento que recebo hoje me permite reafirmar que a luta para acabar com a crise climática está nas mãos das comunidades indígenas e daqueles que se organizam e lutam contra a desigualdade e a opressão. Aqueles que lutam pelo planeta estão semeando esperança e nos permitindo sonhar que outros mundos são possíveis.
“Hoje espero que este prêmio permita que mais pessoas ouçam as histórias de quem está defendendo a continuidade da vida. Aqueles que de suas comunidades estão resistindo às minas, megaprojetos, extração ilegal de madeira e monocultura – são soluções vivas para a crise climática. Que este prêmio seja para exigir justiça para os defensores assassinados, como Samir Flores; para os desaparecidos, como Irma Galindo; e que outras pessoas saibam que, embora semeassem medo, colhemos rebeldia. Porque o futuro é um território a defender, junte-se à resistência indígena!”
Brianna Fruean, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão Samoa
Brianna Fruean começou no ativismo climático aos 11 anos, quando se tornou membro fundadora do capítulo samoano do grupo de defesa do clima 350.org. Desde então, ela emergiu como uma poderosa defensora da justiça climática e ganhou um lugar no Conselho de Anciãos dos Guerreiros do Clima do Pacífico como representante da juventude.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Brianna’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“A crise climática é a crise da nossa geração, e ainda mais para os jovens de ilhas como a minha. Mas não estou aqui para contar uma história triste porque não acredito que a crise climática seja o fim. Eu realmente acredito que é o começo. Acredito que a crise climática é o início de um renascimento ambiental; Acredito que seja o começo do homem curando sua relação com a natureza; Eu acredito que é o começo de reimaginar como nosso futuro pode ser. Para que possamos ver um futuro onde o lucro é colocado atrás das pessoas, e as pessoas são colocadas antes do lucro, onde a natureza é protegida e a justiça ambiental interseccional é uma prioridade global.
“Por isso, convido todos vocês hoje a parar de pensar na crise climática como o fim e começar a vê-la como uma atualização, uma atualização para a humanidade. Convido você a usar essa perspectiva de um futuro que vale a pena construir, esse sentimento que você tem pela manhã quando acorda e há um novo dia pela frente, convido você a usar esse sentimento para empurrá-lo para a ação transformadora. Porque eu realmente acredito que esta também será a geração que interromperá a crise climática. Eu acredito nisso no fundo do meu coração e espero que você também.”
‘Yemi Adamolekun, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão na Nigéria
‘Yemi Adamolekun é um defensor determinado da boa governança. Sua organização Enough is Enough busca erradicar a corrupção nos assuntos governamentais na Nigéria, organizar uma cidadania informada e ativa e incentivar a transparência no setor público.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Yemi’ aqui, e junte-se a ela para agir aqui.
“O falecido arcebispo Desmond Tutu disse: ‘Se um elefante tem o pé na cauda de um rato, e você diz que é neutro, o rato não apreciará sua neutralidade.’ Sou grato pela oportunidade de fazer parte desta comunidade de Cidadãos Globais que escolheram não ser neutros. Estou empolgado com o poder que os cidadãos ativos têm para fazer a mudança acontecer e continuarei dando minha voz para amplificar nosso impacto. O Escritório do Cidadão é incrivelmente poderoso.
“Peço a cada um de nós que continue a tomar medidas para garantir sistemas e processos para o maior número, para um bem maior. Porque sem equidade teremos sociedades menos democráticas e pacíficas. Uma pessoa pode e faz a diferença.”
Barbie Izquierdo, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cidadão EUA
Barbie Izquierdo sabe que as vozes das pessoas que vivem na pobreza precisam ser elevadas e incluídas nas discussões políticas. Ela dedicou sua vida a compartilhar sua história sobre a luta contra a fome e a defesa de comunidades marginalizadas. Agora, o gerente de capacitação da comunidade da Hunger Free America, Izquierdo está trabalhando para garantir que as pessoas obtenham os recursos de que precisam para sobreviver e prosperar.
Saiba mais sobre o trabalho da ‘Barbie’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“Prometi a mim mesma que não iria chorar, mas não funcionou. Sinto-me honrado e honrado por ser o primeiro vencedor do Global Citizen Award dos Estados Unidos. Eu, apenas uma mãe cubana-porto-riquenha-americana com gols de North Philly!
“Eu existo onde a ambição não descansa, e tudo isso veio da urgência persistente de estar em uma sala onde nossas necessidades são ouvidas e somos capazes de fazer as mudanças para as comunidades que mais precisam. Com esta oportunidade de trabalhar ao lado da Global Citizen, meu objetivo é construir parcerias, compartilhar experiências vividas, histórias, ideias e soluções para erradicar a fome e acabar com a pobreza.
“Mas isso requer vulnerabilidade, e vulnerabilidade requer quebrar as barreiras que colocamos em nós mesmos, que nos forçam à inação e ao silêncio. Portanto, com este prêmio incrível, peço a todos que se juntem a mim para apoiar a Conferência da Casa Branca sobre Fome, Nutrição e Saúde, para elevar vozes com experiência vivida e permanecer conectados para ver como podemos fazer a diferença juntos .”
Nidhi Pant, Prêmio Cidadão Global: Vencedor do Prêmio Cisco Youth Leadership
Nidhi Pant cofundou a S4S Technologies, que usa tecnologia solar para ajudar pequenos agricultores a minimizar perdas e melhorar seus lucros. A S4S treina mulheres agricultoras sem terra para se tornarem microempresárias, equipando-as com a combinação certa de tecnologia, finanças e acesso ao mercado.
Saiba mais sobre o trabalho de ‘Nidhi’ aqui e junte-se a ela para agir aqui.
“As mulheres agricultoras hoje são completamente deixadas de fora do processo de tomada de decisão agrícola e enfrentam um risco duplo devido às mudanças climáticas e à responsabilidade de fornecer alimentos para suas famílias. Pequenas mudanças importam, dizem eles.
“Ter um trabalho digno junto com uma renda adicional capacita as mulheres a experimentar o controle e exercer suas capacidades para que possam demonstrar sua capacidade como agentes de mudança, ao mesmo tempo em que capacita outras pessoas a realizar ações semelhantes.
“Estou feliz em receber este prêmio para tantas agricultoras que lutam todos os dias para mudar a vida de suas famílias e comunidades. S4S significa Ciência para a Sociedade. Hoje, tenho a honra de aceitar isso em nome da minha equipe da S4S, que me lembra todos os dias sobre nossa missão e nosso propósito… Quero agradecer à minha família, por me inspirar com suas ações e me ensinar que só ascendemos levantando outros.”
Se você se inspirou nos vencedores do Prêmio Cidadão Global 2022 para começar a agir para exigir equidade, derrotar a pobreza e defender o planeta, você pode se juntar ao movimento de Cidadãos Globais em todo o mundo trabalhando para acabar com a pobreza extrema e suas causas sistêmicas, tomando providências aqui.
Com informações: Global Citizen