Professor e ex-catador cria computador de R$ 22 para ajudar crianças na pandemia
Uma brilhante iniciativa do ex-catador de latinhas e professor Ciswal Santos, de 31 anos, que desenvolveu um computador em miniatura a custo de apenas R$ 22.
Do tamanho de uma caixa de fósforos e batizado de Hytec One, o computador em miniatura foi desenvolvido a partir de pequenos componentes eletrônicos e um sistema operacional básico, para ser conectado em qualquer tela, inclusive aparelhos celulares.
A ideia nasceu do complexo contexto da pandemia, quando o professor Ciswal reparou que diversos estudantes apresentavam dificuldades para assistir às aulas remotamente, por não terem acesso à internet. A falta de acesso à rede por muitos alunos deixou o problema evidente para o professor.
O projeto é feito a partir de duas participações e um cartão de memória simples transformado em HD. Através de uma tela, é possível acessar um sistema de Windows 98, e acessar programas diversos.
Ciswal foi selecionado em 2018 pela Universidade de Harvard, nos EUA, a partir de outro projeto, de energia sustentável, captação de água e acesso à internet em baixo custo. Agora, depois de apresentar o Hytec One, já recebeu uma proposta de um grupo de empresários de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para produzir e popularizar o aparelho principalmente no continente africano.
Porém, a prioridade da iniciativa é o próprio Brasil, em especial na região do nordeste. “Minha intenção era que se popularizasse primeiro no Brasil. Eu defendo a necessidade do povo. Queria muito que algum governo, seja municipal, estadual ou federal, pudesse popularizar. Dar acessibilidade aos jovens, condições de estudo”, disse Ciswal.
Com informações: Hypeness
Edição: Josy Gomes Murta