Programa Cidade Madura servirá de modelo para Governo do Estado do Paraná
Gestão de condomínio e a promoção da integração entre os idosos residentes foram alguns dos pontos que chamaram a atenção do Governo do Estado do Paraná, que mapeou todos os programas e políticas voltadas para esta faixa etária nos demais estados brasileiros e acabou optando pelo modelo paraibano.
O Cidade Madura foi o primeiro programa habitacional do País voltado para a terceira idade, e já serviu de referência para outros estados, além de ter conquistado diversos prêmios. A experiência pioneira foi criado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habilitação Popular (Cehap), para atender idosos.
Equipes técnicas da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da prefeitura de Jaguariaíva, primeira cidade que desenvolverá o projeto, visitaram os condomínios do Cidade Madura em Guarabira e em João Pessoa.
Segundo a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, o Cidade Madura tem consolidado a sua referência para outros estados brasileiros. “Essa política de habitação voltada para idosos começou de forma inédita na Paraíba, e tem evoluído de forma significativa, o que tem chamado a atenção de todo o País. O interesse de estados como o Paraná nos dá a certeza de que as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado estão no caminho certo”, destacou.
De acordo com o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, o Paraná se interessou pelo Cidade Madura depois da equipe ter mapeado vários projetos de habitação popular voltados para o público idoso em todo o País. “Nós mapeamos todos os programas e políticas voltadas para o público idoso em todo o Brasil. Verificamos algumas experiências como a de São Paulo, mas o projeto da Paraíba é o que se aproxima melhor do conceito que nós gostaríamos, principalmente na gestão”, afirmou.
O superintendente jurídico da Cohapar, Alessandro Alves Leme, destacou a integração entre os idosos proporcionado pelo modelo do Cidade Madura. “Essa visita servirá para conhecermos de perto esse projeto superinteressante desenvolvido pelo Governo da Paraíba, e aplicarmos no Paraná, fazendo as necessárias adequações à nossa realidade”.
Ele salientou: “É um condomínio que promove a integração entre os idosos, algo muito importante nessa faixa etária”.
Na oportunidade, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, declarou que tem boas expectativas na implementação do projeto-piloto no Paraná. “A cidade que eu administro já tem as condições de ser pioneira no desenvolvimento de um projeto do porte do Cidade Madura, que é bem mais interessante do que nós pensávamos. É emocionante o cuidado, o respeito que o Governo da Paraíba está tendo com a pessoa idosa. Queremos replicar esse projeto o mais rápido possível”.
Cidade Madura
Criado pelo Governo do Estado de forma inédita em todo o País, em 2011, o projeto Cidade Madura atende pessoas idosas atualmente em cinco municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e Sousa.
O empreendimento tem como principal característica ser um condomínio fechado, que dispõe de unidade de saúde, centro de vivência, praça e horta comunitária, além de pista de caminhada. O urbanismo e as edificações seguem as regras de acessibilidade para idosos. Cada edificação abriga duas unidades.
Com informações: Secom: PB / PbAgora