Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior
O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores para dar aulas de português no Exterior em 17 países com bolsa.
Neste edital, os países participantes são: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Uruguai.
Os selecionados para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior recebem bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.
O programa tem início previsto para março de 2023. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição no Exterior e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.
Requisitos para dar aulas de português para estrangeiros no Exterior
• Possuir nacionalidade brasileira;
• Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
• Ter aptidão física e mental para exercer as atividades pretendidas;
• Possuir graduação na área de licenciatura em linguística ou em letras;
• Ter experiência em ensino de português;
• Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) nas áreas de linguística ou letras e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
• Não acumular bolsa ou benefício financeiro de qualquer natureza concedido por agência pública federal durante o programa;
• Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior.
Onde os selecionados para dar aulas de português no Exterior trabalham
Os professores selecionados para dar aula de português no Exterior trabalham nas universidades conveniadas com o programa. Por isso, é recomendado ler bem o edital para entender bem o perfil buscado por cada universidade e também para saber os valores extras oferecidos em cada país.
Entre as instituições que vão receber professores brasileiros pelo programa da Capes estão a Universidade de Sorbonne, na França, a Universidade de Bolonha, na Itália, e a Universidade de Quebec, no Canadá.
As inscrições para o programa precisam ser feitas online até 30 de setembro de 2022. A divulgação final dos selecionados para dar aula de português no Exterior deve ser feita até dezembro de 2022.
Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para inscricao.leitorado@capes.gov.br.
Com informações: Partiu Intercâmbio
Edição: Josy Gomes Murta