Quando a lógica não responde a Fé sustenta
Naqueles dias onde a tribulação reina. Vendavais e tempestades interiores apossam-se do pensamento deixando a alma assolada, provocando medo, sofrimento, sentimento de solidão.
O Senhor chama-nos para caminhar com ele sobre as águas.
“Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.” (Mateus 14:28)
Algumas fases da vida em muitas vezes são tão semelhantes com a situação vivida por Pedro.
No meio de um processo tão difícil, onde nem tinham esperanças de escapar com vida, naquele momento, aqueles homens que seguiam o Mestre, viram Ele caminhando sobre as águas.
Seria possível salvação daquela maneira? O vento diminuir e a chuva parar, até que seria possível. Eles eram pescadores, sabiam lidar com a situação. Mas andar sobre as águas. Aquilo era real, ou um sonho?
Existem coisas que não entendemos, não conseguimos perceber de forma alguma, pelo natural, somente no espírito.
Quem poderia andar por sobre as águas? Só Jesus, podia.
Ele vinha andando sobre o mar, pisando sobre aquilo que os discípulos temiam. Jesus é soberano, domina sobre todas as coisas e supera todas as nossas expectativas. Os discípulos o viram, mas não o reconheceram. Jesus então lhes disse: “Tende bom ânimo. Sou eu. Não temais.” (Mateus 14:27)
Eles estavam amedrontados e desanimados, mas o Senhor lhes trouxe a sua palavra para encorajar, erguer e animar.
Pedro resolveu desafiar a lógica, ser “diferente” dos demais e agir por fé. “Se é você, Senhor, faça com que eu vá até aí!”. Jesus respondeu à sua fé com apenas uma palavra: “Venha!”.
Ainda hoje, este é o efeito da palavra de Deus sobre nós.
Jesus chama-te
Achegue-se a Ele, e busque Nele a solução para os problemas, angústias, e a certeza que com Ele tudo é possível. Mas é necessário Crer.
Jesus vem ao encontro daqueles que estão no meio da tempestade, perdidos, amedrontados ou até desesperados. É preciso erguer os olhos e ver Jesus. Ele é a nossa única esperança!
Precisamos ir até Ele. Pedro precisou sair do barco e caminhar até o Mestre.
Os discípulos ainda confiavam no barco. Precisavam confiar apenas em Jesus. Imagine que o barco é aquele último recurso terreno que nos impede de caminhar com o Senhor. Precisamos descer, renunciando àquilo que nos prende.
Jesus não tirou Pedro do barco. O discípulo precisou demonstrar o exercício de sua própria vontade ao descer e caminhar. Necessária a escolha, decisão e iniciativa.
Trazendo para os dias de hoje este ensinamento da Palavra de Deus.
Jesus continua chamando a muitos. Ele diz: “Vem”. Ele nos chama para uma vida sobrenatural, para andar sobre as águas. Pedro andou. Ali aconteceu o imprevisível, improvável e impossível. Pedro encontrou segurança e firmeza no meio da instabilidade.
A fé fez Pedro romper barreiras. É preciso crer que em meio às tempestades, em locais improváveis para a lógica humana, o agir de Deus é visível. Somente andando por fé encontrará a resposta.
Se você crê em Jesus, o impossível pode acontecer. Deus pode trazer soluções que vai além de qualquer imaginação. Todavia, isto não se concretiza a partir da nossa vontade, embora possamos pedir, como Pedro fez. O fator determinante é uma palavra de Jesus a nosso favor. Se cremos na palavra de Deus e agimos de acordo com ela, em obediência, o sobrenatural acontece.
Medite no Livro de Mateus, do capítulo 12 ao 36.
Comece bem esta semana, não use apenas sua lógica e seu conhecimento. Faça uma mistura dos seus talentos com sua fé, ela te fará ir mais longe.
Persevere. Não desista no meio do caminho. Desistir na metade do caminho é o mesmo que nem ter começado.
Avance a passos largos, crendo que, quando a lógica não responder, a fé te sustentará.
Busque diariamente a presença de Deus. A consciência de que a bondade e a misericórdia do Pai Celestial sobre a sua vida vão trazer refrigério para a sua alma.
Creia tão somente creia que o amor e a paz que excede todo entendimento vão inundar a sua vida, seus sonhos, seus projetos e todo o seu ser. Aleluia!
Paz e Luz!
Com informações: Bíblia Sagrada / Estudos Gospel
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias
* Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)