Raia raríssima, chamada de ‘unicórnio dos oceanos’, é filmada na Grande Barreira dos Corais, na Austrália
Até hoje, há apenas 50 registros de sua existência no mundo inteiro. Por isso mesmo, ela é chamada de ‘unicórnio dos oceanos’. A raia águia ornamentada (Aetomylaeus vespertilio) tem cerca de 2,4 metros de envergadura e se difere das demais pelos desenhos em suas costas.
Há poucas semanas, a bióloga marinha Jacinta Shackleton teve um surpreendente encontro com essa raríssima raia. “Foi incrivelmente especial para mim encontrar uma espécie muito rara. É algo que nunca esquecerei”, escreveu a pesquisadora em seu perfil no Instagram, onde compartilhou um vídeo de seu mergulho.
Jacinta estava próximo à ilha Lady Elliot, na Grande Barreira de Corais, na Austrália.
Coincidentemente, foi nessa mesma região de Lady Elliot, que há dois meses o fotógrafo Kristian Laine se deparou com outra raridade dos mares, a única raia gigante rosa do mundo (pelo menos vista até hoje).
De acordo com a Lista Vermelha, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que avalia as condições de sobrevivência de milhares de espécies de animais e plantas no planeta, a raia Aetomylaeus vespertilio é considerada em perigo de extinção. A principal ameaça para a sua sobrevivência é a pesca industrial.
Além da Austrália, a raia ornamentada já foi avistada na China, Índia, Indonésia, Malásia, Maldivas, Moçambique, Filipinas, Taiwan e Tailândia.
Com informações: Conexão Planeta / The Guardian
Edição: Josy Gomes Murta