Restaurante semi-submerso: menu sustentável e centro de pesquisas para a vida marinha
Um restaurante semi-submerso em Lindesnes, na costa do sul da Noruega, oferece aos clientes um menu sustentável e uma janela para o leito do mar.
O maior restaurante submarino já construído e o primeiro da Europa: Under. A ideia partiu dos hoteleiros locais Stig e Gaute Ubostad. Foi projetado pelos arquitetos Snøhetta, sediados em Oslo. Semi-submerso no Atlântico Norte, o prédio de 34 metros de comprimento repousa no fundo do mar cinco metros abaixo e rompe a superfície em uma extremidade. Desde o dia 2 de abril que o restaurante está aberto aos amantes da gastronomia.
A estrutura de 6 milhões de libras esterlinas, próxima à vila de Båly, na região de Lindesnes, no sul da Noruega, foi projetada para integrar-se ao meio ambiente e a estrutura de concreto funcionará como um recife artificial.
As paredes de concreto de meio metro de espessura do restaurante são construídas para resistir a condições severas do mar. Under também é um centro de pesquisa para a vida marinha que floresce nas águas circundantes e abrigará equipes de pesquisa que estudam a biologia marinha e o comportamento dos peixes.
Trond Rafoss, professor na Universidade de Agder e o biólogo marinho, responsável pelo Under, quer usar o empreendimento para chamar a atenção do público para as cores e biodiversidade dos mares frios do norte da Europa.
_______
“Quanto mais as pessoas adquirem conhecimento sobre a vida marinha, mais elas vão cuidar dos oceanos”, afirmou.
_________
Rafoss que, por meio da parceria com o restaurante, conseguiu trazer o projeto para sua universidade garantiu financiamento do governo norueguês. “Mais e mais os fundos para pesquisas estão conectados com o impacto na sociedade e nos negócios”.
Experiência turística
O restaurante acomoda 40 pessoas e uma janela de 11 metros de largura por 3,4 de altura oferece uma vista do fundo do mar. Luzes foram instaladas para atrair a vida marinha para a janela.
O público em contato com ciências naturais no meio de uma experiência turística: a ideia também é uma oportunidade para medir o impacto de experiências interdisciplinares na hora de divulgar iniciativas científicas.
Culinária sustentável
O foco culinário do Under, liderado pelo chef Nicolai Ellitsgaard, é um ótimo jantar e produtos de origem local das águas e fazendas, com ênfase na captura sustentável da vida selvagem. Há um menu fixo: o menu “imersão” de £ 199. O restaurante não revela o que está no menu dizendo que quer a experiência para surpreender os hóspedes. Um pareamento de vinho custa um adicional de £ 128, ou você pode pedir bebidas à la carte.
O restaurante tem o objetivo de levar os frutos do mar pouco apreciados à atenção dos clientes, usando ingredientes raramente servidos em outros lugares, como o caranguejo-pedra e a lagosta rústica de rugose. Até setembro está quase totalmente reservado, embora existam alguns espaços disponíveis durante o verão.
Surpreendente
A cor do interior revestido de têxteis fica mais escura e mais intensa quando os convidados mais profundos vão abaixo da água. Têxteis à medida estendem-se sobre painéis acústicos e fazem referência às cores do pôr-do-sol sobre o mar.
Mesas e cadeiras de madeira são de Hamran , um designer local.
Under foi construído em uma barcaça a 20 metros do local e suas janelas foram instaladas antes da submersão. Durante a submersão, a estrutura flutuou sozinha e foi movida para o local por guindastes e rebocadores. Foi então aparafusado a uma laje de concreto ancorada no leito de rocha sob o mar.
Espetacular: por dentro e por fora, seja qual for o tempo, Under é uma reminiscência de uma baleia descansando a cabeça na costa rochosa.
Com informações: The Guardian