Resultado de dois grandes prêmios: Oceanos e São Paulo de Literatura

Pequenas editoras ombreando-se com as grandes. Em agosto e setembro deste ano foram divulgadas as listas dos semifinalistas e finalistas de dois dos maiores prêmios literários do país: o Oceanos (a bem da verdade, esse prêmio transcende o Brasil, por ser considerado o maior prêmio literário de Língua Portuguesa) e o Prêmio São Paulo de Literatura. 

A lista dos mais de 50 semifinalistas do Prêmio Oceanos foi divulgada em meados de agosto; a do São Paulo de Literatura, que contempla 20 finalistas, saiu na primeira semana de setembro. O destaque vai para as pequenas editoras, que estão disputando de igual por igual a grande premiação destes importantes certames literários.

Uma dessas pequenas editoras é a Penalux, sediada no interior paulista, em Guaratinguetá. Com apenas seis anos de atividades, a editora colocou dois títulos na semifinal do Oceanos e um na final do Prêmio São Paulo. Também há pouco a Penalux teve dois outros títulos seus premiados no Vicente de Carvalho, prêmio da UBE/RJ.

Foto: Reprodução

Essas conquistas mostram o resultado de um trabalho sério voltado à nossa literatura. Comprova que, ao menos no que diz respeito à qualidade dos livros, as pequenas nada tem a dever às grandes editoras – essas que sempre estiveram à frente dos grandes prêmios, mas que de uns tempos para cá estão se acostumando a dividi-los com as pequenas guerreiras.

Abaixo os títulos da Penalux que foram premiados e que ainda estão concorrendo a prêmios como semifinalistas e finalistas.

Prêmio Vicente de Carvalho, da UBE/RJ:

“Dois olhos sobre a louça branca”, poesia, do autor Nathan Sousa, conquistou o 3º lugar;

“Palafitas”, da poeta Luiza Cantanhêde, que garantiu a Menção Honrosa no prêmio.

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Os livros continuam no páreo para a final.

“Atlas do impossível”, contos do escritor Edmar Monteiro Filho;

 “Traço oco”, do poeta Paulo Nunes.

Prêmio São Paulo de Literatura:

“Diário da casa arruinada”, romance de estreia do escritor Tiago Feijó.


Com informações: Carlos Saldanha Mancur – Portal Divulgação Cultural / Publishnews  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.