Rinaldo de Fernandes lança segunda edição de “Rita no Pomar”
Considerado pelo crítico Silviano Santiago um romance que representa o que há de melhor na literatura atual, “Rita no Pomar”, de Rinaldo de Fernandes, ganha agora a 2ª edição, que está saindo pela editora Novo Século, de São Paulo, e que será lançada nacionalmente neste domingo (10), na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Rinaldo estará dando autógrafos no estande da Novo Século a partir das 13h00.
O lançamento em João Pessoa será dia 14/09, no Cabaré Brasil, a partir das 20h00.
O livro também será exposto dia 22/09 na FLIBO – Feira Literária de Boqueirão, onde Rinaldo, que é professor de literatura da UFPB, irá dar palestra sobre a obra de Chico Buarque.
E dia 25/10 “Rita no Pomar” será lançado em Campina Grande, na UFCG. Na ocasião haverá apresentação de ensaios sobre o livro escritos pelas professoras Rosângela Melo Rodrigues e Paloma Oliveira.
“Rita no Pomar” tem uma trama que prende o leitor desde o primeiro capítulo. Narra a história da paulistana Rita, 27 anos, que, com conflitos familiares, foge para a praia do Pomar, na Paraíba. Em São Paulo, Rita, jornalista formada pela PUC, é casada com André, um jovem professor que, no passado, cometeu delitos (arrombou residências com um comparsa).
O casal Rita e André, com dificuldades financeiras, divide um pequeno apartamento na Barra Funda com a viúva Lúcia, mãe de Rita. Rita um dia descobre que André está tendo um caso com Lúcia.
O que então acontece? Muitas coisas. Rita escapa para a Paraíba, onde passa a trabalhar num restaurante localizado na paradisíaca praia do Pomar e conhece Pedro, rapaz simples, por quem se apaixona.
Rita, após o término do casamento com Pedro (por que o novo casamento não deu certo?), vive numa casa da praia com o cachorro Pet.
Pet é o confidente de Rita, e através das conversas com o cachorro, além de um diário e de contos autobiográficos da protagonista, que o leitor fica conhecendo lances decisivos da história de Rita.
“Rita no Pomar”, publicado em 2008, quando foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, tem agora a sua segunda edição lançada pela Novo Século.
O romance, que já foi objeto de vários estudos acadêmicos, também já caído em vestibulares, e deverá virar um longa-metragem de Marcus Vilar (que o roteirizou com Vinícius Rodrigues Camêlo).
Esta segunda edição, além do posfácio de Silviano Santiago, um dos principais críticos literários do país, traz 11 artigos (alguns já publicados em revistas acadêmicas) sobre o romance: textos de Raimundo Carrero, Silvia Marianecci, Sônia van Dijck, Luiz Antonio Mousinho, Ravel Giordano Paz, Rosângela de Melo Rodrigues, Carlos Ribeiro, Paloma do Nascimento Oliveira, Eduardo Sabino, Carlos Vazconcelos e Bruna Belmont de Oliveira.
Silviano Santiago afirmou que “Rita no Pomar” é um romance “representativo da literatura atual”. E, em certos aspectos, aproximou o livro aos clássicos “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
O romance pode ser adquirido em livrarias como a Saraiva, a Leitura e a Cultura e ainda pelos sites de vendas de livros.
Sobre o Autor
Rinaldo de Fernandes é romancista, contista premiado, ensaísta e professor da UFPB, com doutorado em Letras pela UNICAMP. Tido por Regina Zilberman como um “mestre do conto”, teve, em 2016, seus “Contos Reunidos” publicados pela Ed. Novo Século. Autor dos romances “Rita no Pomar” e “Romeu na Estrada”.
O escritor também é muito conhecido pelas antologias de contos e de ensaios que organizou, como “Chico Buarque do Brasil”, “Contos Cruéis” e “Capitu mandou flores”, que viraram best-sellers.
Por Linaldo Guedes – Colunista do Conexão Boas Notícias