Saiba quais são as melhores universidades do mundo
Eleger as melhores universidades do mundo é uma tarefa complicada. Antes de tudo, é necessário escolher quais fatores serão analisados, qual o peso de cada critério e de que forma atribuir notas de forma justa. É isso que fazem os rankings universitários: usar uma mesma régua para medir as diversas instituições de ensino superior. Com base nesses critérios que eles decidem qual é a melhor universidade do mundo.
Assim, todos os anos, tais publicações lançam a classificação geral e específica de universidades ao redor do mundo. Há listagens para programas de MBA, por exemplo, ou mesmo filtragens por área, como as Ciências Sociais. São diversas listas que podem ser úteis na hora de escolher uma universidade de destino para intercâmbio, graduação ou pós-graduação.
As melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education (atualizado em 09/2020)
A publicação Times Higher Education analisa cinco aspectos ligados às universidades. Entre eles, estão a reputação acadêmica, bem como o volume de pesquisas realizadas e citações dos estudos produzidos na instituição de ensino.
Também são avaliados fatores ligados ao ambiente estudantil, como, por exemplo, a proporção entre o número de estudantes de PhD e de alunos da graduação. Levando tais critérios em conta, as melhores universidades do mundo são as seguintes:
1) Universidade de Oxford
Oxford, considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking, tem uma tradição de excelência que se reflete em números. Por exemplo, lá estão 5% dos pesquisadores acadêmicos do Reino Unido e por lá se formaram figuras de destaque, 26 primeiros-ministros britânicos e 26 vencedores do Nobel.
2) Universidade Stanford
No ranking de 2021 da THE, a Universidade Stanford saltou da 4ªposição (que ocupava em 2020) para a segunda, atrás apenas de Oxford. Com isso, ela superou instituições como o MIT e o Caltech, que tradicionalmente ganhavam a medalha de prata.
Um ponto interessante é que ela tem uma proporção muito mais equilibrada entre estudantes homens e mulheres: a proporção entre eles e elas é de 56% a 44%, segundo o ranking.
3) Universidade Harvard
No ranking da THE de 2021, a Universidade Harvard deu um belo salto: saiu da sétima posição de 2020 para a terceira em 2021, tirando até mesmo a Universidade de Cambridge do top 5.
Ela se tornou, com isso, a universidade do top 5 com distribuição mais igualitária entre estudantes homens e mulheres: por lá, de cada 100 alunos, 51 se identificam com o gênero masculino e 49 com o feminino.
4) Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia)
No ranking do THE de 2021, o Caltech caiu da segunda posição que ocupava em 2020 para a quarta colocação. Mas o que talvez traga mais orgulho aos estudantes da instituição é que nesse ranking eles ficam à frente do MIT. Há uma rivalidade amigável de longa data entre as duas instituições, que são polos de pesquisa em tecnologia localizadas em lados opostos dos EUA. Enquanto o MIT fica próximo da costa leste, o Caltech é praticamente seu equivalente na costa oeste.
5) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
Considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking da QS, o MIT fica “apenas” em quinto lugar no ranking da Times Higher Education, e atrás da sua rival da costa oeste, o Caltech. Apesar disso, o MIT é uma instituição bem maior: tem mais de 11 mil estudantes (contra cerca de 2,2 mil do Caltech). Também é mais igualitária em termos de gênero: 39% dos seus estudantes são mulheres (contra 36% do Caltech).
As melhores universidades do mundo, segundo o QS Ranking
Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, esse ranking leva em conta seis fatores para estabelecer as instituições de destaque. São eles: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente, proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior. Na edição de 2020, já lançada pelo QS ranking, estas foram as melhores universidades do mundo:
1) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)