Salvador: Concurso Miss Bariátrica 2018
O evento na sua sexta edição teve como tema principal “O seu sonho virou arte”. Emanuela de Araújo Menezes, de 36 anos, foi eleita a Miss Bariátrica 2018, no evento realizado na noite de sexta-feira (31), na Casa Salvatore, no bairro do Cabula, em Salvador (BA).
Dezesseis candidatas concorreram ao título. Com três anos de cirurgia e 43 quilos a menos, Emanuela Menezes venceu a disputa. Ela revela que quase perdeu a oportunidade de competir pelo título mais uma vez.
“Eu conheci o concurso em 2015, mas ainda não me sentia confortável com meu corpo para participar. Em 2016, eu tive uma prova justo no dia e não pude ir. Em 2017 houve um problema na minha inscrição e a comissão acabou não recebendo. Neste ano era para ser só 12 finalistas, porém eles resolveram adicionar mais 4 candidatas, e eu fui logo a décima terceira. Foi por muito pouco que, mais uma vez, não participei”, conta Emanuela.
Essa é a sexta edição do evento, que teve como tema “O seu sonho virou arte”. O concurso tem como objetivo promover um estilo de vida saudável, tirar dúvidas sobre a cirurgia bariátrica e ainda valorizar mulheres que descobriram uma nova vida após ter sido submetidas a uma cirurgia bariátrica, para tratamento da obesidade mórbida e de doenças associadas ao excesso de peso.
Finalistas
Com três anos de cirurgia e 43 quilos a menos, Emanuela Menezes venceu a disputa justamente na primeira vez que competiu pelo título. Ela descreve a sensação como inacreditável e confessa nunca ter se imaginado nesta posição. “Estou sem dormir até agora, porque ainda nem acredito que é verdade. A mestre de cerimônia ficou chamando meu nome por um tempo e eu continuava sentada sem acreditar que era verdade”, conta.
O segundo lugar ficou com Val Pereira, 59 anos. Candidata à Miss Bariátrica pela segunda vez consecutiva, ela conta que sua relação com o concurso é de paixão desde a primeira vez que participou.
Em terceiro lugar ficou Priscila Bonfim dos Santos, 36 anos. Ela define a experiência como surreal. “Foi algo muito diferente. Porque eu nunca havia participado de um evento assim”, pontua. Ela ainda compartilha que antes da bariátrica nunca havia se imaginado participando de um evento como esse.
Desfile
O desfile das candidatas foi realizado em duas etapas. Na primeira fase, o traje foi livre. Na segunda, as modelos desfilaram em traje de gala. De acordo com o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), organizador do evento, todos os alimentos arrecadados com a troca de ingressos serão doados para instituições filantrópicas.
Com informações: Correio 24 horas / G1