Semana Mundial do Aleitamento Materno começa nesta quarta-feira

A Semana Mundial da Amamentação promove o aleitamento em 120 países. Oficialmente é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, a campanha lançada pelo Ministério da Saúde tem o slogan “Amamentação é a Base da Vida”.

O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e a continuidade da amamentação até dois anos ou mais. 

A amamentação materna, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Brasil

O Ministério da Saúde incentiva empresas, públicas e privadas, a criarem salas de apoio à amamentação.

Atualmente, o país possui 216 salas certificadas pelo Ministério da Saúde, com capacidade de beneficiar cerca de 140 mil mulheres.

Foto: Reprodução

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) foi criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com ações espalhadas pelo mundo todo, incluindo o Brasil.

_______

“Todos nós temos um papel importante a desempenhar para garantir o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de todas as crianças ao redor do mundo.”(WABA)

________

Aqui no Brasil cada Estado e município realizam suas ações. As iniciativas começam nesta quarta-feira (1º de agosto), e seguem até o dia 7 (próxima terça-feira).

Os objetivos centrais da SMAM são informar a população em geral sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento infantil, e a relação direta entre amamentação e redução da pobreza. Assim, a Semana estimula ações para promover a amamentação como parte imprescindível da nutrição e da segurança alimentar.

Aleitamento até os dois anos

No Brasil, uma das ações da SMAM é uma campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde, que incentiva o aleitamento até os dois anos, com amamentação exclusiva até os seis meses. Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, a nova campanha foi lançada na última sexta-feira, 27. Durante o evento, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Joaquín Molina, descreveu a amamentação como um dos gestos mais generosos que podem ser feitos.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê a amamentação como um direito de toda criança, uma vez que contribui para a saúde, o bem-estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca que é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também. “Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doe leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno. Estamos trabalhando para ampliar o número de salas de amamentação nas empresas e dentro dos nossos serviços de saúde”, destacou o ministro. 


Com informações: Ministério da Saúde / Lunetas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.