Ser uma empresa melhor a cada a dia é uma questão de escolha consciente.

Por Regina Medeiros Amorim


Por que algumas empresas são melhores que outras, com as mesmas oportunidades, recursos semelhantes e dentro do mesmo setor?

É possível que uma empresa possa melhorar o seu desempenho corporativo e apresente excelentes resultados sustentáveis, acima da média, com estratégias bem definidas, sobre o que fazer, mas também sobre o que deixar de fazer. Ser uma empresa melhor a cada a dia é uma questão de escolha consciente.

Nesse processo de transformação e melhoria contínua é fundamental que as lideranças sejam pessoas humildes e que tenham uma firme vontade profissional de buscar a excelência da empresa e não a sua reputação pessoal.

“Faz acontecer”

A liderança que “faz acontecer” sabe que o seu ativo mais importante são as pessoas certas nos lugares certos. Os líderes que buscam a excelência são movidos por uma necessidade de gerar resultados.

As pessoas certas são automotivadas para produzir os melhores resultados. Elas não precisam ser gerenciadas ou estimuladas, mas orientadas. Manter pessoas erradas na empresa é provável que não se alcance os resultados esperados.

O sucesso da empresa vencedora não se atribui apenas às lideranças, mas em ter uma equipe de colaboradores incríveis, que estão motivados e comprometidos com os melhores resultados.

Liderar é

Vivemos uma nova economia, onde o ritmo das mudanças é cada vez maior, portanto, liderar é fazer o que tem de ser feito e caminhar na direção certa. A maior dificuldade no crescimento de qualquer empresa é conseguir manter um time de pessoas certas, sem sobrecarregá-las com as pessoas que não estão dando resultados, que sugam a energia, que poderia ser usada para as pessoas certas.

Portanto, inclua os melhores profissionais nas melhores oportunidades e não nos maiores problemas. Exercite a habilidade de fazer perguntas oportunas e inteligentes e não apenas, ter as respostas prontas. Utilize as suas melhores experiências como um divisor de águas, para se sentir mais forte, diante das inevitáveis dificuldades da vida.

Simplifique-o

Não importa o grau de complexidade do mundo, simplifique-o. “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação (Leonardo da Vinci). É a essência de uma inspiração que torna as decisões bem mais fáceis.

Qualquer empresa pode ter êxito, colocando em prática um conceito simples, porém com excelência, criatividade e imaginação. Compreender qual é a atividade que sua empresa tem potencial para ser melhor e as que não pode ser melhor, tende a ser um dos caminhos para a excelência dos negócios.

É preciso ter paixão pelo que faz! A vaidade e a falta de modéstia não combinam com a compreensão. A simplicidade não é uma meta, mas sim uma compreensão. As empresas bem-sucedidas estabelecem suas metas e estratégias baseadas na compreensão, no entendimento.

Sucesso empresarial é

Para Jim Collins, escritor e consultor de setores corporativo e social, “o sucesso empresarial é alimentado pela criatividade, pela imaginação, pelos movimentos ousados em águas inexploradas e por um zelo visionário”.

Quando isso não acontece, a criatividade começa a desaparecer e as pessoas mais criativas, deixam a empresa. A liberdade de ser empreendedor criativo é o melhor caminho para alcançar seus objetivos, fazendo tudo que for necessário, com disciplina, para se tornar cada vez melhor.

A compreensão e a disciplina são fundamentais para se produzir excelentes resultados duradouros e gerar oportunidades de crescimento. Ter disciplina no orçamento da empresa é definir quais as áreas da organização devem receber recursos e quais áreas não devem ser custeadas. Essa é uma estratégia exitosa de investimento para empresas. Fazer a lista do que se deve deixar de fazer é tão importante quanto a lista do que tem que ser feito.

Alcançar a excelência

As mudanças tecnológicas não são as principais causas de sucesso ou fracasso das empresas, entretanto, a dependência e o excesso de confiança na tecnologia é um risco para as organizações. Quando usada corretamente, a tecnologia pode se tornar um relevante catalizador para a transformação das empresas. Fazer o que não é necessário é desperdício de tempo e energia, nas empresas. O trabalho pode ser mais simples e os resultados podem ser melhores, com mais compreensão e disciplina, para alcançar a excelência.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. 

Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela Universidade de Brasília (UNB). Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha. 

Dama Comendadora do Turismo – Cruz do Reconhecimento do Mérito do Turismo – Cruz do Reconhecimento Social e Cultural (Câmara Brasileira de Cultura | Foz do Iguaçu-PR, 14/05/22 | Campina Grande-PB, 5/11/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.