Sopão da madrugada PB: uma ação de amor e solidariedade
Resgatando vidas. A ação de amor e solidariedade acontece de 15 em 15 dias e tem feito a diferença na vida dos moradores de rua de João Pessoa. Um grupo de pessoas de várias denominações, se cotizam e preparam caldeirões de sopa: o Sopão da Madrugada PB.
Uma sopa bem preparada e ainda vem acompanhada com o pãozinho, o leite, o suco, e um delicioso café. E não para por aí.
Os voluntários ainda levam roupas, calçados, agasalhos, entre outros itens, que são colocados num carro aberto. Eles saem circulando os pontos mais críticos da capital paraibana – onde se concentram os moradores de rua.
O propósito do Sopão da Madrugada é resgatar vidas e junto com algumas clínicas parceiras proporcionar ajuda aos moradores de rua, dando-lhes abrigo, trabalho e reintegrando-os à sociedade.
Segundo os organizadores da ação, já aconteceu 81 edições do sopão da madrugada. A última saída do grupo foi no último dia 15 de setembro.
Tudo começou
Numa noite de Natal, foi aí que tudo começou. O grupo saiu para distribuir sopa e entregar roupas e seria só aquela noite – foi o que ficou combinado entre todos os participantes.
No entanto, o resultado foi tão impactante que resolveram fazer um projeto que dura há 8 anos chamado Sopão da Madrugada PB. A ação solidária apesar de ser interdenominacional, está sob a responsabilidade da Igreja Batista Nacional de Miramar.
O projeto conta com quase 200 membros. E o que ficou acertado entre todos é que não se fala de igreja nem religião. Só do amor de Deus, afinal, a fé sem obras não transforma vidas.
O Sopão da Madrugada PB não só alimenta a fome, mas também dá um toque de amor e esperança nas vidas que tanto necessitam de ajuda. E quantos deles tem necessidade de contar a sua história. Os voluntários estão ali para ouvir cada um, com todo carinho e atenção. Muitos deles, têm família e deixaram suas casas por conta de drogas, conflitos entre os pais.
“Não há como fazer um levantamento de quantas pessoas já foram beneficiadas com o projeto desde o início, mas a cada sopão, cerca de 50 pessoas recebem doações e muitas delas pedem ajuda para sair da rua”, diz uma voluntária.
Todos os anos é realizado o jantar dos moradores de rua. Um banquete é oferecido para eles, com ações sociais o dia inteiro.
Vidas já foram transformadas com o projeto social, alguns conseguiram libertar-se das drogas e conseguiram uma ótima recuperação, tanto da saúde quanto da aparência física, através de internamento em clínicas que contribuem com o projeto.
_______
“O Sopão da Madrugada tem como principal objetivo resgatar vidas, e junto com algumas clinicas parceiras e com a ajuda dos voluntários, tiramos algumas pessoas das ruas.”
_______
Além de serem regenerados, muitos hoje constituíram famílias, trabalham e já não vivem mais nas ruas.
O Sopão da madrugada é coordenado pelo irmão Francisco de Assis, as irmãs Lourdes Dantas e Lucilene Varela.
Através do sopão surgiu a ideia de um outro projeto, um café da manhã na praia com os moradores de rua de João Pessoa todas as terças-feiras.
O projeto Sopão da Madrugada PB se mantém através de doações dos membros e voluntários.
Os interessados em contribuir com o Sopão da Madrugada que queiram fazer doações de alimentos, roupas, calçados e agasalhos é só ligar para este número: (83) 98872-0940 – Irmão Francisco de Assis.
Quer acompanhar o projeto Sopão da Madrugada? Clique AQUI.
Sopão da Madrugada: resgatando vidas
Com informações: Irmão Francisco de Assis / Jornalista Josy Brito