Spray nasal reduziu em 79% o risco de morte ou sintomas graves de Covid-19
Um novo tratamento com remédio à base de spray nasal com interferon beta pode reduzir em números extremos as mortes ou necessidade de cuidados intensivos por infecções de coronavírus, informam dados preliminares relatados nessa segunda-feira por uma companhia de biotecnologia do Reino Unido.
No ensaio clínico feito com cem pacientes hospitalizados por Covid-19, os voluntários que receberam um spray nasal da proteína interferon beta reduziram o risco de desenvolver sintomas graves em 79% comparando com o grupo de placebo.
Os voluntários também duplicaram as chances de total recuperação na comparação com o grupo de controle.
De acordo com a empresa, que chamou o medicamento de SNG001, estes resultados iniciais inspiram um “grande avanço” no combate ao coronavírus.
“Estamos todos satisfeitos com os resultados dos testes anunciados hoje, que mostraram que o SNG001 reduziu bastante o número de pacientes COVID-19 hospitalizados que necessitaram de oxigênio ou respiradores”, declarou Richard Marsden, CEO da Synairgen.
Deve ser considerado que o artigo com os dados publicados nesta segunda-feira ainda não passaram pela revisão por pares e o tamanho da amostra é pequeno, relativamente falando. Mas, após futura confirmação em estudos maiores, o medicamento tem capacidade de revolucionar o tratamento ao Covid-19.
Interferon beta
O interferon beta é uma molécula natural no corpo humano e costuma ser usada para tratamento de esclerose múltipla. É parte do sistema imune no combate a infecções. No entanto o coronavírus inibe a produção da proteína pelo corpo, amenizando a resposta imunológica.
Spray nasal?
A inalação do medicamento faz com que ele seja entregue diretamente aos pulmões de pacientes com Covid-19 e tem o propósito de iniciar uma forte resposta imunológica contra o coronavírus em pacientes, até mesmo naqueles que já foram imunocomprometidos pelo vírus.
“Os resultados confirmam nossa crença de que o interferon beta … tem um enorme potencial como droga inalada para restaurar a resposta imune do pulmão”, afirmou Tom Wilkinson, médico e professor de medicina respiratória da Universidade de Southampton (Reino Unido)
Segundo Wilkinson o ensaio clínico evidenciou que o SNG001 teve eficácia na melhora da proteção, na aceleração da recuperação e no combate ao impacto do vírus SARS-CoV-2.
Outros tratamentos disponíveis
No momento, há alguns tratamentos disponíveis para pacientes que com COVID-19. Mês passado, pesquisadores do Reino Unido descobriram uma redução significativa em mortes de pacientes graves com Covid-19 tratados com o corticoide dexametasona, amplamente disponível, para reduzir a inflamação. E inúmeros países também tem usado o remdesivir antiviral no combate ao vírus.
Com informações: Hypescience
Edição: Josy Gomes Murta