Starbucks só emprega funcionários com mais de 50 anos
Cidade do México. Inaugurada a nova filial do Starbucks: todos os empregados são mais velhos.
A iniciativa é uma parceria entre a maior rede de cafeterias do mundo e o Instituto Nacional para Idosos, um programa de bem-estar com o governo mexicano. O negócio é gerido inteiramente por funcionários acima dos 50 anos. 14 pessoas trabalham na loja.
Os idosos contratados pela Starbucks receberão seguro médico e terão dois dias de folga por semana. Os turnos também não devem durar mais de seis horas e meia.
Christian Gurria, chefe executivo da Starbucks no México, destacou: “A necessidade pelos mais velhos de trabalhar existe. Se a oportunidade está ali, fico feliz em ajudar”. Como em todo país do mundo, o aumento das populações mais velhas é uma abertura para o aumento da pobreza entre tal parcela da população.
A Starbucks conta com 7 mil funcionários em 61 cidades do país, e pretende contratar até 120 novos empregados acima dos 50 anos até o fim do ano, com direito a benefícios adicionais, como um aumento na cobertura dos planos de saúde e um cronograma de trabalho ajustável.
“Nós celebramos o compromisso em oferecer oportunidades para todos e ser uma empresa multi-geracional, que abraça a diversidade e a inclusão e recebe todos que estejam procurando trabalho”, disse a Starbucks em nota.
A Starbucks também planeja abrir uma “loja de assinatura” em Washington, em outubro, para atender melhor os clientes surdos, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade única de emprego para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
“Eles tratam-nos com muito respeito e cortesia. Acho que criamos uma ligação muito interessante e, no final das contas, é um trabalho produtivo para todos”, disse à Reuters Sergio Arrioja, membro sénior da equipa.
Com informações: Hypeness / Sapo Viagens