Suécia aprova convênio com área de Música da UFPB
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) finaliza um convênio artístico-acadêmico com a Escola de Música da Universidade de Örebro, na Suécia. A reitora da UFPB, professora Margareth Diniz foi oficialmente comunicada, esta semana, pela Agência de Educação Superior da Suécia sobre a aceitação preliminar do projeto que está sendo articulado desde outubro pela área de música da UFPB.
_______
“Estamos dando passos firmes no sentido de reafirmarmos um lugar especial para a UFPB no cenário mundial de instituições de ensino superior. É nosso lugar no século XXI.”
– Margareth Diniz
________
A informação é do professor Felipe Avellar de Aquino, do departamento de Música da UFPB. Ele contou que nesta fase do convênio, que tem apoio da Coordenação de Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, é prevista a ida de dois docentes da Universidade para a Suécia e a visita de dois representantes suecos a João Pessoa para uma visita técnica, planejamento e delineamento final para efetivação da parceria acadêmica.
O professor lembrou que cinco docentes de música da UFPB tem trabalhado neste convênio junto com a pianista Lena Johnson, da Örebro University – ela participou do 2º Festival Internacional de Música de Câmara promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em agosto deste ano.
Convênio
O convênio prevê uma parceria artística de 4 anos, intercâmbio discente e docente com duração de três a 10 semanas, podendo ser expandido para outras áreas de conhecimento.
“Será um convênio integralmente financiado pelo Programa Linnaeus-Palme da Agência de Educação Superior da Suécia e engloba o intercâmbio de docentes e discentes das duas instituições parceiras”, completou o professor.
A reitora da UFPB, Margareth Diniz, disse que este convênio deve ser visto dentro de um cenário amplo do projeto de internacionalização da UFPB. Ela lembrou que a Universidade acaba de receber 70 professores visitantes, a maioria estrangeiros, e também foi aprovada no Programa de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento da Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Estamos dando passos firmes no sentido de reafirmarmos um lugar especial para a UFPB no cenário mundial de instituições de ensino superior. É nosso lugar no século XXI”, comentou a reitora ao receber a informação da Agência de Educação Superior da Suécia sobre aprovação do convênio com a UFPB.
Após esta visita técnica, prevista para ser realizada no mês de fevereiro, o resultado final da proposta será divulgado em março.
Örebro
A cidade de Örebro está situada a duas horas da capital da Suécia, Estocolmo. É marcada pela intensa atividade cultural, na qual a Escola de Música e Teatro exerce um papel de vital importância.
Com informações: Marcus Alves – Ascom/UFPB