Sustentabilidade: Conheça a designer que cria tapetes que reproduzem o fundo do mar
Um toque personalizado, sofisticado e confortável em qualquer ambiente: Os tapetes de Vanessa Barragão trazem algo a mais, eles reproduzem elementos do fundo do mar.
A artista portuguesa através da sua arte recupera técnicas tradicionais de tapeçaria manual. Propõe uma crítica em relação a poluição dos mares e traz a reflexão para a necessidade de preservação dos oceanos.
As peças incrivelmente trabalhadas como se fossem reproduções dos mais belos cenários subaquáticos e produzidos de maneira artesanal e 100% sustentáveis. Os tapetes retratam corais, algas e diversos outros elementos da vida marinha, todos em constante ameaça.
A confecção dos trabalhos se dá a partir de algumas técnicas tradicionais, como macramê, feltragem, crochê, tecelagem e tricô. Atualmente, raro de se encontrar devido a industrialização: altamente sensorial e integralmente feito à mão.
Todo o material utilizado na composição das suas peças são coletados, limpos e reciclados. Depois, são reinseridos, no processo de confecção das obras.
A artesã
Vanessa Barragão nasceu em Albufeira, mas vive na cidade de Porto. O mar sempre foi uma paisagem predominante de sua vida. Após estudar moda e ter contato com a indústria têxtil, a artista viu de perto os efeitos causados pelo consumo de materiais da indústria da moda, isso teve como consequência sua preocupação com o meio ambiente de forma que o projeto dos tapetes responde essa questão de forma criativa, responsável e maravilhosa!
Confira as fotos:
Fotos: Vanessa Barragão
Com informações: Hypeness