Teatro Minerva: mais antigo teatro da Paraíba é reinaugurado em Areia

No abrir das cortinas, as joias das senhoras e senhores da sociedade areiense do século dezenove refletem a imagem dos artistas em cena. Do palco os atores enxergam toda a plateia. No pequeno espaço do ainda Teatro Recreio Dramático, a voz dos trabalhadores da arte de interpretar é projetada. Quando Areia, cidade do Brejo paraibano rende-se ao espetáculo, a deusa romana das artes e da sabedoria o renomeia. Passa a se chamar Teatro Minerva, com direito a uma estátua na fachada.

Considerado um dos teatros mais antigos da Paraíba, o Minerva foi inaugurado em 1859. De arquitetura clássico-colonial, o prédio não chama atenção pela imponência, mas pela simplicidade dos seus traços. Por dentro é a madeira e a cortina vermelha que empregam a elegância das casas de espetáculos de um dos símbolos da vida cultural paraibana.

Foto: Decom | PMA

Com espaço para 250 pessoas, o Teatro Minerva foi construído pela Sociedade Recreio Dramático. Palco de grandes apresentações, durante a década de 1970 recebeu peças de atores como Zezita Matos e Fernando Teixeira. Além de espetáculos teatrais, o lugar sediou mostras audiovisuais e foi ambiente de ensaios de grupos amadores de artes cênicas.

Depois de mais de 150 anos de atividades o teatro foi desativado, em 2015. Com problemas no teto e na calçada, o monumento da arte paraibana deteriorava-se. Depois de consertos, pintura e restauração de peças como as cadeiras de madeira, o Minerva ressurge a partir desta sexta-feira (10).

O Grupo Cênico Recreio Dramático vai apresentar peça “Me conta que eu faço de conta”. Foto: Cynthia Nascimento

O teatro reestreia com uma apresentação do grupo teatral Recreio Dramático, que comemora 13 anos de formação. A programação de reinauguração da casa areiense continua nos dias 11 e 13 de novembro, com apresentações de dança, música e encenações.

“Teatro para quem faz teatro é um templo. Carregamos o seu primeiro nome, pois temos uma relação muito especial com ele. Não o vemos apenas como um prédio, mas sim como um lugar vivo, e pela relação afetiva que temos, chegamos a nos sentir em casa aqui, e por nos sentirmos tão parte desse lugar, escolhemos que o nome do grupo fosse o primeiro nome do Teatro Minerva,” explicou a teatróloga Ana Nunes, uma das fundadoras do Grupo Cênico Recreio Dramático.


Com informações: Prefeitura Municipal de Areia / Correio da Paraíba

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.