Tecnologia permite equipar qualquer ônibus com painéis solares
Empresa aposta em “retrofit solar”, um projeto inovador que pode transformar o transporte público
A empresa alemã Sono Motors tornou-se mundialmente conhecida ao desenvolver o Sion, automóvel elétrico movido a energia solar. Entretanto, por falta de financiamento para apoiar a produção pré-série, o projeto foi encerrado em fevereiro deste ano e o foco agora é atuar na adaptação e integração de sua tecnologia solar patenteada em veículos de terceiros
O fracasso empresarial pode ser uma boa notícia para o meio ambiente, uma vez que, ao invés de concentrar-se em veículos individuais, o modelo de negócios foi transformado para atender a uma ampla gama de veículos, incluindo ônibus, caminhões e veículos refrigerados.
“Solar Bus Kit”
Os clientes B2B são de países da Europa, Ásia e Estados Unidos, incluindo, por exemplo, Mitsubishi e duas subsidiárias da Volkswagen. Porém, o grande projeto deste semestre é o “Solar Bus Kit”, uma solução de retrofit solar voltado ao transporte público. Se implantada em massa, a tecnologia poderia contribuir para descarbonizar o setor.
O primeiro ônibus a ganhar módulos solares está rodando na cidade alemã Hof, no nordeste da Baviera, desde que recebeu a aprovação rodoviária da Agência Alemã de Inspeção Técnica (TÜV).
O modelo Mercedes-Benz Citaro C2 foi equipado com 16 painéis fotovoltaicos semi-flexíveis com potência total instalada de cerca de 1,4 kWp. A energia solar gerada dessa maneira é alimentada na bateria para suportar o motor a diesel convencional e reduzir as emissões de CO2.
De forma idêntica
Para servir de comparação, um ônibus híbrido leve construído de forma idêntica sem um sistema fotovoltaico está sendo operado simultaneamente. Os números permitirão comparar o desempenho de direção e o consumo de energia dentro de uma determinada distância percorrida.
“Acreditamos que a instalação do nosso Solar Bus Kit demonstrará que trata-se de uma solução rápida, fácil e econômica para a redução sustentável das emissões do transporte público”, diz Jona Christians, CEO e cofundador da Sono Motors.
“Estamos muito entusiasmados com os resultados do projeto-piloto. Esperamos que sirva de modelo para outras soluções de mobilidade ecológicas”, afirmou Jean Petrahn, diretor administrativo da Stadtwerke Hof, responsável pela operação do veículo. O projeto faz parte da estratégia de longo prazo da companhia para promover a mudança para a mobilidade elétrica.
Com informações: Ciclo Vivo