Tenor italiano Bocelli oferecerá ‘oração’ na Páscoa na catedral vazia de Milão
O tenor italiano Andrea Bocelli cantará em uma catedral de Milão sem os fiéis no domingo de Páscoa, na esperança de reunir pessoas isoladas durante o bloqueio do coronavírus em uma transmissão transmitida ao vivo que ele disse que não seria um concerto, mas uma oração.
Bocelli, um dos tenores mais famosos do mundo, com grande apelo fora do mundo tradicional da ópera, disse que o evento da Páscoa não seria um concerto no sentido normal.
“O Duomo estará completamente vazio. Isso, por si só, já torna a situação anormal ”, disse ele.
“Mas neste caso, e repito, como não será um concerto e não será uma apresentação, será uma oração e, como conseqüência, não será importante quem está presente fisicamente, mas sim quem quer esteja comigo espiritualmente naquele momento. ”
Bocelli será acompanhado apenas pelo organista da catedral, Emanuele Vianelli, tocando um dos maiores órgãos de tubos do mundo e realizando um repertório de obras sagradas, incluindo Sancta Maria, de Pietro Mascagni.
O concerto, organizado a convite do prefeito de Milão e da Veneranda Fabbrica del Duomo, o órgão que cuida do desenvolvimento e da conservação da catedral, será transmitido no canal de Bocelli no YouTube às 1700 GMT – hoje (12 de abril).
Bocelli, cuja fundação pessoal ajuda as pessoas que lutam com a pobreza e o analfabetismo, disse que, como todos os outros, ele estava preocupado e incerto com o futuro em um mundo virado de cabeça para baixo pelo coronavírus.
“Não estou tão preocupado com o presente e não me sinto tão preocupado com o vírus em si, mas com o que acontecerá a seguir”, disse ele.
Em um país como a Itália, que já enfrentava muitas dificuldades econômicas antes do grande surto de coronavírus em fevereiro, problemas como o desemprego em larga escala provavelmente piorariam com os negócios paralisados.
“Portanto, conseguir que este país se recupere será um grande problema. E teremos muitas pessoas em dificuldade. Espero estar errado, mas temo que seja assim ”, disse ele.
“Certamente, todos nós teremos que colaborar, cada um com a sua melhor capacidade, e precisaremos de algumas pessoas sábias e esclarecidas para nos guiar, porque se não o fizermos, será muito difícil”, disse ele.
Bocelli disse que a cantora pop Lady Gaga pediu a ele que se juntasse a outros músicos que participavam de eventos transmitidos ao vivo para tentar inspirar uma sensação de esperança.
“Ela me ligou e eu não pude deixar de responder ‘aqui estou, conte comigo'”, disse ele.
Com informações: Reuters
Edição: Josy Gomes Murta