Totalmente restaurado: Museu Victor Meirelles, em Florianópolis
O Museu Victor Meirelles, um dos mais importantes espaços culturais de Santa Catarina, foi totalmente restaurado pelo governo federal.
Localizado em Florianópolis, o museu – que é tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – recebeu investimentos de R$ 4,82 milhões por meio do PAC Cidades Históricas, programa que vai destinar R$ 1,6 bilhão a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos históricos em 44 cidades de 20 estados do Brasil.
As obras no Museu Victor Meirelles – que é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania – incluíram a restauração de todo o edifício, além da adequação e qualificação dos espaços do edifício anexo, quase triplicando sua área.
Uma só unidade museológica
Agora, os dois prédios compõem uma só unidade museológica, ampliando o espaço destinado a exposições e a outras atividades. Além disso, o museu passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação e implantação de condições de acessibilidade e segurança, garantindo a integridade de um valioso equipamento para a dinâmica cultural da capital catarinense.
Com a conclusão da intervenção, o Ministério da Cidadania e o Iphan entregam a obra para que as próximas etapas sejam executadas pelo Museu Victor Meirelles, tais como aquisição de mobiliário e demais projetos complementares. Após essas etapas, todo o acervo deve retornar ao local e o espaço poderá ser reaberto ao público no segundo semestre.
Presente à cerimônia, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ressaltou que obras como a restauração e a ampliação do Museu Victor Meirelles são um tributo à história e à memória do Brasil. “Os museus têm uma contribuição importante para a memória de quem somos, para onde vamos, são peças-chave de qualquer civilização”, afirmou.
“Os retratos do Victor Meirelles são certamente os mais bonitos da nossa história, nos dão a ideia da grandeza da nossa história. Estou muito contente de estar aqui compartilhando este momento”, completou Terra. Entre os quadros mais emblemáticos do pintor catarinense estão a Primeira Missa no Brasil, a Coroação da Princesa Isabel e a Batalha dos Guararapes.
O presidente do Ibram, Paulo Amaral, também destacou a relevância de Victor Meirelles para as artes e a história do Brasil. “Este museu é muito importante não só para Santa Catarina, para Florianópolis, mas para todo o Brasil, porque Victor Meirelles foi um dos mais importantes pintores brasileiros, um dos mais consagrados, com quadros espalhados pelo mundo todo”, afirmou.
O diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, ressaltou o trabalho realizado pelo instituto para preservação do patrimônio brasileiro. “O Museu Victor Meirelles é um dos equipamentos culturais mais importantes de Santa Catarina. O Iphan quer ser parceiro das cidades para requalificarmos o patrimônio, que é um bônus para o país, porque traz benefícios e desenvolvimento social e econômico”, observou.
Sobre o Museu
Criado em 1952, o museu funciona na casa onde nasceu Victor Meirelles. Desde então, o sobrado, construído em 1832 com características típicas da arquitetura luso-brasileira, passou a abrigar não só o legado do artista catarinense, mas um rico acervo constituído por doações e transferências de obras de arte de outras instituições e artistas e também por diversas peças que antes pertenciam ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Durante as obras, que contaram com participação da Prefeitura de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina, o Museu Victor Meirelles permitiu ao público conhecer mais sobre a restauração e também sobre o trabalho de arqueologia conduzido no local. A ação reforçou a importância do espaço não só enquanto equipamento cultural, mas também como centro de ciências e educação.
Com informações: Ascom-SEC/MC