Trem que deve entrar em operação em 2023 no México terá 1.525 km de extensão: inspirado na cultura maia
O Trem Maya, como foi batizado, contará com 19 estações, passando por cidades como Mérida, Cancún, Playa del Carmen e Tulum, entre outros lugares. Ele partirá de Palenque e terá como ponto final Xpujil.
Os 42 trens que serão utilizados na rota serão fabricados pela Alstom em Ciudad Sahagún Hidalgo. A empresa faz parte de um consórcio formado também por Bombardier Transportation México, Gami Ingeniería e Instalaciones e Construcciones Urales Procesos Industriales.
O projeto ferroviário de grande escala tem contrato no valor total de 1,3 bilhão de euros, o equivalente a cerca de R$ 8 bilhões.
O primeiro trem deverá ser entregue em 24 meses e as operações devem começar em dezembro de 2023, de acordo com a Alstom.
Inspirado na cultura maia
“Estamos extremamente orgulhosos de termos sido selecionados para fornecer o Trem Maya, um trem para o México, construído no México, bem como seu sistema completo de sinalização. O desenho dos três tipos de trens [que serão usados] é exclusivo do México e inspirado na cultura maia, onde as linhas majestosas, velocidade e beleza do jaguar foram elementos inspiradores para o trem”, disse, em comunicado, Maite Ramos, diretora geral da Alstom México.
De acordo com ela, a fabricação do Trem Maya começará imediatamente, com mão de obra mexicana. A previsão é que o projeto gere 12 mil empregos, dos quais 4.500 diretos e 7.500 indiretos.
Levou em conta
A proposta vencedora foi anunciada em 26 de maio pelo Fundo Nacional para Promoção do Turismo e levou em conta fatores como custo, grau de integração e prazos de entrega.
O consórcio que tem a Alstom-Bombardier à frente será responsável pelo projeto, fabricação e comissionamento de 42 trens X’Trapolis, além de todo o sistema de sinalização e os mais de 1.500 km de equipamentos de vias. Até agora, de acordo com a empresa, 5.500 carros X’Trapolis foram encomendados no mundo.
O X’Trapolis terá três configurações distintas: padrão (Xiinbal), priorizando carros-restaurante (Janal) e dormitório de longa distância (P’atal).
Projeto da estação de trem maia
O escritório de arquitetura Aidia Studio divulgou o projeto da estação do Trem Maia que ficará em Tulum, cuja superfície de cobertura terá uma grade geométrica que será esmaltada para evitar chuva, também terá madeira no seu interior.
“Para lidar com esse clima extremo, imaginamos uma grande cobertura de treliça aberta, envidraçada em locais estratégicos, permitindo espaços públicos semiabertos que funcionem sem ventilação mecânica”, mencionaram os fundadores do estudo, Rolando Rodríguez-Leal e Natalia Wrzask.
Através da sua conta oficial no Facebook, Aidia Studio referiu que está muito contente por poder partilhar o desenho da estação ferroviária de Tulum, que fará parte da linha do Comboio Maia.
Estrutura
A estrutura será ecologicamente correta, contará com padrões inspirados nas tradicionais geometrias maias, e terá teto perfurado em aço estrutural, além de painéis de concreto reforçado com vidro para encerrar as plataformas e lobby.
A Aidia Studio considerou que a iluminação natural devia fazer parte da estrutura, visto que pretendiam homenagear a arquitetura pré-hispânica criando um jogo de luz e sombra que vai atravessar o espaço que, ao mesmo tempo, confere uma vista artística diferenciada.
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“Procuramos honrar esse patrimônio resgatando essa mesma qualidade espacial, simplesmente reinterpretando-a de forma contemporânea”, disse a empresa.
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Além disso, o projeto da estação inclui um segundo nível para lojas comerciais e restaurantes.
Vale ressaltar que, em geral, o design do Trem Maia é inspirado na cultura à qual seu nome também faz jus, já que os vagões representam dinamismo e resgatam o tradicional da cultura maia.
Confira as imagens do projeto da estação de trem maia:
Com informações: Folha de S. Paulo / Vanguardia
Edição: Josy Gomes Murta
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