Três cidades da Paraíba recebem o Sonora Brasil – Maior projeto de circulação musical do país
Temático, contato com as tradições, apresentações especialmente acústicas.
A vigésima edição do projeto Sonora Brasil inicia sua temporada de concertos com o tema “Na Pisada dos Cocos”. A mostra leva aos palcos a beleza da dança e dos sons do samba de coco, coco de zambê e outras variações.
O evento é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita. As apresentações iniciaram dia 07 e seguem até o dia 11, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.
Performances – Pluralidade
Os grupos: Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco de Iguape (CE) e o Coco de Teipei (PE), demostram através de suas performances a pluralidade do coco em cada parte do nordeste. Eles circulam pelas três cidades paraibanas de forma simultânea e apresentam ao público a prática que integra homens e mulheres nas cidades, povoados, aldeias e terreiros, sempre envolvidos pelo som dos instrumentos, das palmas e dos pés que marcam o andamento da apresentação.
O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país e cumpre a sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam a arte através da apresentação para o público de diversas cidades. A ação integra os projetos realizados pelo Sesc, com o propósito de valorizar, divulgar e popularizar a cultura nacional.
João Pessoa
Na capital da Paraíba, as apresentações acontecem no Sesc Centro, localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, entre os dias 7 e 10 de agosto, às 15h.
Campina Grande
A programação é realizada no Cine-Teatro do Sesc, situado na Rua Giló Guedes, 650 Centro, entre os dias 8 e 11, às 20h.
Guarabira
As exibições acontecem nos dias 9 e 11, na própria unidade do Sesc, às 20h, localizada na Rua Coronel José Maurício da Costa, 290, São José.
A mostra ainda leva a João Pessoa e Campina Grande a oficina “Da pisada ao verso”, com Adiel Luna, de Pernambuco, nos dias 10, às 19h, na capital, e 11, às 17h, em Campina.
Adiel Luna é considerado hoje o único representante da renovação do coco de São João. Em 2010 ganhou o primeiro lugar do prêmio Festival Pré-Amp e a oportunidade de gravar o seu primeiro CD – o Camará. Com ele, em 2014, conquistou o segundo lugar no Prêmio Saraiva de Música, entre outros.
Mais informações: (83) 3208-3194.
Com informações: Sesc-PB / Paraíba Online