Universidades oferecem vagas em cursos superiores para refugiados
A educação, aliada as oportunidades de emprego e renda fazem parte de iniciativas que buscam integrar os refugiados e migrantes que vivem no Brasil a uma nova sociedade. Algumas instituições brasileiras oferecem aulas de português, cursos técnicos e de graduação para pessoas em situação de refúgio.
No Brasil, 14 universidades participam da Cátedra Vieira de Mello, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). São desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão, debates e a oferta de vagas em cursos superiores com seleções exclusivas.
As iniciativas foram implementadas a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados (Lei 9474/97). Desde 2003, o ACNUR trabalha com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).
Vagas abertas
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou nesta semana o edital de seleção para pessoas em situação de refúgio que desejam fazer cursos de graduação presenciais no interior do estado de São Paulo.
São oferecidas 65 formações nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Há uma vaga reservada exclusivamente para estudantes refugiados em cada curso ofertado.
Para participar da seleção, os candidatos interessados precisam apresentar o status de refugiado reconhecido através do Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) e ter uma nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado a partir de 2013.
A documentação completa deve ser enviada por meio dos Correios para a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar até 12 de setembro deste ano. O edital com os documentos solicitados podem ser conferidos no site: www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/refugiados.
Lista de universidades brasileiras participantes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Universidade de Vila Velha (UVV)
Com informações: ACNUR / Portal UFSCar / G1