Wi-fi na Lua será realidade em menos de dois anos

Startup Aquarian Space, que desenvolve o projeto, recebeu um financiamento de US$ 650 mil para acelerar o processo

A startup Aquarian Space acaba de receber US$ 650 mil em investimentos para acelerar seu projeto de levar internet de alta velocidade para a Lua. Segundo a empresa, o wi-fi na Lua será uma realidade em menos de dois anos.

O financiamento veio através da Draper Associates, empresa com sede na Califórnia e que é conhecida por ter sido uma das primeiras a investir na SpaceX.

A Aquarian Space espera implantar seu primeiro sistema de comunicações lunares, chamado Solnet, até 2024. “Em 2021, havia 13 sondas, orbitadores e rovers dentro e ao redor da lua”, disse Kelly Larson, CEO da Aquarian Space, em comunicado divulgado pela empresa. 

“Até 2030, teremos cerca de 200, criando uma economia lunar multibilionária. Mas isso não pode acontecer sem comunicações sólidas e confiáveis ​​da Terra para a Lua”, acrescentou Larson.

Streaming ininterruptos

Para realizar o projeto, o Solnet utilizará redes de satélite de entrega de alta velocidade (100 megabits por segundo). “Nossa rede de retransmissão baseada no espaço permite que você envie e receba grandes volumes de dados de streaming ininterruptos de forma rápida e confiável, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirma a Aquarian Space em seu site.

Espera-se que o primeiro satélite Solnet seja lançado em 2024, e um segundo em 2025, para cobrir o chamado Polo Sul da lua. Ainda não está claro que tipo de satélite a empresa está usando especificamente para o projeto.

Tecnologia da Aquarian

Atualmente, o Aquarian Space está passando por revisões técnicas no programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, de acordo com Space.com. Segundo a startup, as empresas não precisarão alterar os projetos das naves espaciais para que possam trabalhar com a tecnologia da Aquarian.

Além de fornecer Internet de alta velocidade, a Aquarian Space também espera rastrear informações sobre o clima espacial e coletar informações sobre a Lua e Marte.


Com informações: Época Negócios / New York Post / Space.com

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.